Pessoas negras na literatura infantojuvenil : análise de capas de livros literários com foco na educação das relações étnico-raciais
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo analisa as capas de um conjunto de 51 obras literárias infantojuvenis com foco na educação das relações étnico-raciais. Os livros que são objeto de análise foram selecionados a partir de pesquisa no acervo infantil e juvenil da Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como objetivo identificar como os personagens negros são apresentados nas capas de livros literários que tenham as crianças e jovens como público leitor para se r ...
Este estudo analisa as capas de um conjunto de 51 obras literárias infantojuvenis com foco na educação das relações étnico-raciais. Os livros que são objeto de análise foram selecionados a partir de pesquisa no acervo infantil e juvenil da Biblioteca da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa tem como objetivo identificar como os personagens negros são apresentados nas capas de livros literários que tenham as crianças e jovens como público leitor para se refletir sobre como isso também influencia em uma educação antirracista. Para isso, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa e métodos da estratégia documental e bibliográfica. Após revisão bibliográfica que situa o trabalho no contexto de pesquisas que dialogam com esta, apresentam-se os conceitos fundamentais para a análise e reflexões que se realizam. Neste capítulo teórico abordam-se as relações étnico-raciais a partir de documentos oficiais e das ideias de autores relacionados ao tema e explicita-se o que se entende por literatura infantil e a sua função na abordagem de temas e escolha do que ler. No capítulo de análise, categorizam-se as 51 capas identificando diferentes modos de apresentar a temática étnico-racial, percebendo a presença de subtemas recorrentes, a questão do cabelo, aspectos relacionados à cultura afro-brasileira. Além disso, observa-se que recorrentemente os personagens negros são apresentados sozinhos, mas por vezes em grupos sendo relacionados a subtemas sociais. A análise também oferece uma percepção sobre o papel fundamental que a Lei 10.639/2003 teve na educação das relações étnico-raciais e a diferença significativa em termos estéticos no modo de apresentar as personagens das obras publicadas antes e após a sua existência. A partir das informações obtidas, destaca-se a importância de um olhar atento e analítico dos docentes ao escolher as obras literárias para serem trabalhadas em sala de aula, sendo essa uma iniciativa que também é responsável por promover uma educação antirracista. Ressalta-se que para que isso aconteça, é fundamental também a implementação efetiva das leis e diretrizes no ambiente escolar para o respeito a memória do povo negro, algo que se pode começar pela escolha de leituras literárias relevantes e coerentes a essa intenção. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License