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dc.contributor.advisorSouza, Romina Batista de Lucena dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Andrieli Martins dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:05:41Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274032pt_BR
dc.description.abstractA evolução da tecnologia implica mudanças na vida pessoal e profissional dos indivíduos, causando desafios para adequar-se às inovações e manter-se atualizado. O advento da Indústria 4.0 traz um novo conceito de conectividade e análise de dados, e tem transformado significativamente o ambiente profissional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar qual o impacto gerado pelas inovações tecnológicas da Indústria 4.0 nos estudantes de contabilidade do Rio Grande do Sul. Foi elaborado um questionário dividido em quatro blocos de perguntas, analisando desde o perfil dos respondentes até suas percepções sobre o tema. O questionário foi enviado para alunos de instituições de ensino superior públicas e privadas do Rio Grande do Sul, durante os meses de fevereiro e março de 2022. A amostra contou com 110 respostas, contemplando estudantes de diversas faixas etárias e diferentes semestres da graduação. A pesquisa classifica-se como descritiva, quantitativa e utiliza o levantamento de dados como procedimento técnico. Os resultados mostraram que os acadêmicos possuem baixo conhecimento sobre as tecnologias da Indústria 4.0, a despeito de reconhecerem seus impactos e a importância de buscar capacitação para manter-se competitivo. Além disso, observou-se que os alunos valorizam a realização de treinamentos nas empresas em que atuam sobre as ferramentas tecnológicas utilizadas e que consideram que a grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis deve ser atualizada para melhor adequar-se às demandas do mercado de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe evolution of technology implies changes in the personal and professional lives of individuals, causing challenges to adapt to innovations and keep up to date. The advent of Industry 4.0 brings a new concept of connectivity and data analysis, and has significantly transformed the professional environment. In this sense, the objective of this study is to identify the impact of Industry 4.0 technological innovations on accounting students in Rio Grande do Sul. A questionnaire was divided into four blocks of questions, analyzing from the profile of the respondents to their perceptions on the subject. The questionnaire was sent to students from public and private higher education institutions in Rio Grande do Sul, during the months of February and March 2022. The sample had 110 responses, including students from different age groups and different undergraduate semesters. The research is classified as descriptive, quantitative and uses data collection as a technical procedure. The results showed that academics have low knowledge about Industry 4.0 technologies, despite recognizing their impacts and the importance of seeking training to remain competitive. In addition, it was observed that students value the realization of trainings in companies where they work on the technological tools used and that consider that the curriculum of the undergraduate course in Accounting Sciences should be updated to better fitif to the demands of the labor market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectIndustry 4.0en
dc.subjectAccountingen
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleIndústria 4.0 : percepções dos estudantes de contabilidade do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeIndustry 4.0 : perceptions of accounting students in Rio Grande do Sulen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198993pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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