Hora de brincar : onde está a professora?
Fecha
2009Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
No presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre como as professoras têm desenvolvido esse essencial momento pedagógico. A coleta de dados ocorreu através de entrevista estruturada com oito professoras das redes públicas e privadas de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, as quais se dispuseram a participar de meu e ...
No presente trabalho objetivo investigar a ação docente nos momentos de brincar livre das crianças de educação infantil. Apresento uma reflexão acerca da importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e sobre como as professoras têm desenvolvido esse essencial momento pedagógico. A coleta de dados ocorreu através de entrevista estruturada com oito professoras das redes públicas e privadas de ensino da região metropolitana de Porto Alegre, as quais se dispuseram a participar de meu estudo. Analiso suas concepções e ações, ou seja, o que pensam sobre o brincar, o que propõem de brincadeiras e o que fazem enquanto as crianças brincam. Utilizo-me de autores como, Jean Piaget, Tânia Fortuna, entre outros. Alguns elementos encontrados na fala das professoras, são fundamentais para compreender os resultados finais da pesquisa – que embora não sejam determinantes, são indispensáveis na reflexão acerca da ação docente – apontando questões como, condições de trabalho e motivação profissional como pontos-chave para o fazer pedagógico em relação ao brincar. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36636)Tesinas Pedagogía (1370)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License