Finanças comportamentais : o significado do dinheiro e a propensão ao endividamento dos discentes de graduação em Ciências Contábeis numa instituição federal
dc.contributor.advisor | Souza, Ângela Rozane Leal de | pt_BR |
dc.contributor.author | Correa, Pedro Miramez Conter | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-22T05:05:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274013 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa realizada teve por objetivo relacionar as diferentes percepções do dinheiro e a propensão ao endividamento dos discentes da graduação em ciências contábeis numa instituição federal. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva de abordagem operacionalizada por meio de uma survey com corte transversal aplicada a 172 alunos de uma instituição federal. O questionário foi aplicado nos meses de março e abril de 2021, com base na Escala do Significado do Dinheiro e de Propensão ao Endividamento. Os dados foram analisados mediante testes estatísticos univariados, bem como o teste de Shapiro-Wilk, testes não-paramétricos e regressão linear múltipla. O significado do dinheiro não se mostrou significativo em relação à propensão ao endividamento. As variáveis demográficas e econômicas gênero, financiamento/empréstimo em atraso e atraso no pagamento do cartão de crédito apresentaram relação com a propensão ao endividamento. O significado do dinheiro concernente a estabilidade e progresso obtiveram as maiores médias enquanto o fator sofrimento obteve a menor média. Em relação ao endividamento, os discentes evidenciaram saber da importância do cuidado com suas finanças, o que reforça a premissa de que quanto maior o nível de conhecimento, menor o nível de endividamento. | pt_BR |
dc.description.abstract | The performed research aimed to relate different perceptions of money and the propensity to indebtedness of undergraduate students in accounting sciences at a federal institution. This study is characterized as a descriptive research approach operationalized through a crosssectional survey applied to 172 students from a federal institution. The questionnaire was prepared in March and April 2021, based on the Meaning of Money and Propensity to Indebtedness Scale. Data were analyzed through statistical univariate tests, as well as the Shapiro-Wilk test, non-parametric tests and multiple linear regression. The meaning of money is not informed in relation to the propensity for indebtedness. Demographic variables and gender benefit, financing/loan arrears and credit card payment arrears were related to the propensity for indebtedness. The meaning of money concerning to stability and progress had the highest averages while the suffering/pain/sorrow factor obtained the lowest average. Regarding indebtedness, students have shown the importance of taking care of their finances, which reinforces the premise that the higher the level of knowledge, the lower the indebtedness level. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Behavorial finance | en |
dc.subject | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject | Meaning of money | en |
dc.subject | Estudante | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Indebtedness | en |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.title | Finanças comportamentais : o significado do dinheiro e a propensão ao endividamento dos discentes de graduação em Ciências Contábeis numa instituição federal | pt_BR |
dc.title.alternative | Behavioral finance : the meaning of money and the propension to the indebtedness of graduation students in accounting sciences in a federal university | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001198778 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021/1 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License