Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorFetter, Fernanda Lopespt_BR
dc.date.accessioned2024-03-22T05:05:04Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274008pt_BR
dc.description.abstractEssa investigação busca traçar pistas oníricas sobre as infâncias e responder perguntas que atravessaram meu caminho como docente na educação infantil e bolsista de iniciação científica no projeto Onírico: o primeiro jornal oniropolítico do Brazil. È através da metodologia cartográfica que busco compreender o que sonham as crianças do nosso tempo e como narram e registram suas produções oníricas, fazendo uma investigação qualitativa com entrevistas semiestruturadas de duas crianças de 5 anos das quais me debrucei sobre seus sonhários (diários de sonhos) que foram produzidos através de desenhos e registros também feitos por suas responsáveis. Neste percurso me uno a autores como Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak para compor uma outra cosmologia sobre as infâncias e apresentar suas narrativas oníricas como elementos fundamentais sobre o seu desenvolvimento, apresentando como resultado pistas em suas falas e registros que contam sobre si, suas hipóteses sobre o mundo e como esses elementos oníricos se misturam também com o desejo e elaboram-os enquanto sujeitos da infância e cidadãos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSonhopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleCartografias oníricas: o sonhário como forma de registro na constituição do sujeito na infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples