Mostrar el registro sencillo del ítem
'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Stephanou, Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Patrícia Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27397 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul objetiva analisar práticas de leitura de crianças de 9 a 11 anos que freqüentam a 4ª série do Ensino Fundamental. Interessa-se pelas leituras não-escolares, que não são demandadas ou mediadas pela escola, mas que integram as atividades de tempo livre dessas crianças. Busca compreender as motivações e os aspectos que despertam o desejo de leitura. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo gerado dados empíricos a partir da aplicação de questionários semi-estruturados e realização de entrevistas compreensivas. As reflexões acerca das práticas de leitura fundamentam-se nos postulados da História Cultural, especialmente autores que examinam a história da cultura escrita que concebem a leitura como prática cultural, múltipla e histórica, variável com o contexto, o tempo e o espaço (social ou físico). Dentre os principais autores, destaco Roger Chartier e Daniel Pennac. Através de revisão bibliográfica e análise de dados empíricos constatou-se que as crianças entrevistadas empreendem diferentes leituras, em diferentes suportes e interagem com diferentes textos, apropriados por elas sem o controle ou mediação da escola. O estudo evidencia uma dissintonia entre as falas das crianças e as falas de professores e gestores escolares, que afirmam que os estudantes não lêem, não são leitores, o que é, no mínimo, questionável considerando o que dizem os entrevistados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.title | 'Eu já li tanto que nem lembro!' : reflexões acerca de práticas de leitura de cirnaças que freqüentam a 4ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764724 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)