VidLattes : software para captação, tratamento e exibição de dados acadêmicos, como auxílio à autoavaliação de PPGs
Fecha
2023Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
objetivo deste trabalho foi desenvolver um artefato digital para auxiliar o pro cesso de autoavaliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil. Parte das ferra mentas que a CAPES usa para coordenar o ensino de pós-graduação, a autoavalia ção adquire importância na medida em que os programas crescem em número e aumenta a quantidade de coordenadores, que necessitam conhecer a produção acadêmica tanto de seu corpo docente quanto de candidatos aos quadros dos programas. Uma das principais fontes pa ...
objetivo deste trabalho foi desenvolver um artefato digital para auxiliar o pro cesso de autoavaliação de Programas de Pós-Graduação no Brasil. Parte das ferra mentas que a CAPES usa para coordenar o ensino de pós-graduação, a autoavalia ção adquire importância na medida em que os programas crescem em número e aumenta a quantidade de coordenadores, que necessitam conhecer a produção acadêmica tanto de seu corpo docente quanto de candidatos aos quadros dos programas. Uma das principais fontes para esse conhecimento são as informações obtidas a partir dos dados nos currículos Lattes. No entanto, obter estes dados, atualmente, é demorado e trabalhoso. Para resolver este problema, desenvolve mos um artefato, em software livre, que extrai e relaciona dados de currículos Lat tes, CNPq e outras fontes e exibe-os em diferentes tipos de gráficos e tabelas, co mo auxílio à preparação de Programas de Pós-Graduação para as avaliações quadrienais da CAPES. O artefato também pode ser usado para consultas mais fre quentes, permitindo aos coordenadores terem uma visão ampla de seus progra mas a qualquer momento. ...
Abstract
The objective of this work was to develop a digital artifact to assist the self-evalua tion process of Postgraduate Programs in Brazil. As part of the tools used by CAPES to coordinate postgraduate education, self-evaluation becomes important as the number of programs and coordinators increases, who need to be familiar with the academic production of both their faculty and candidates for program positions. One of the main sources for this knowledge is the information obtained from Lattes curric ...
The objective of this work was to develop a digital artifact to assist the self-evalua tion process of Postgraduate Programs in Brazil. As part of the tools used by CAPES to coordinate postgraduate education, self-evaluation becomes important as the number of programs and coordinators increases, who need to be familiar with the academic production of both their faculty and candidates for program positions. One of the main sources for this knowledge is the information obtained from Lattes curriculum data. However, obtaining this data currently takes time and effort. To solve this problem, we developed an artifact, using open-source software, that ex tracts and relates data from Lattes curricula, CNPq, and other sources, and displays them in different types of graphs and tables, as an aid in the preparation of Post graduate Programs for CAPES' quadrennial evaluations. The artifact can also be used for more frequent queries, allowing coordinators to have a broad view of their programs at any time. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6071)Diseño (389)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License