A indústria de motocicletas no Brasil : estrutura, concentração e concorrência no período 2003-2022
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2024Advisor
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O estudo buscou analisar a estrutura, grau de concentração e a concorrência existente na indústria brasileira de motocicletas no período 2003-2022. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa através do paradigma Estrutura, Conduta e Desempenho e das cinco Forças de Porter. Por meio dos dados de emplacamento anual de motos novas, obtidos dos anuários da FENABRAVE, foi possível calcular índices de concentração. Estes índices demonstraram que o mercado brasileiro de motocicl ...
O estudo buscou analisar a estrutura, grau de concentração e a concorrência existente na indústria brasileira de motocicletas no período 2003-2022. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa e quantitativa através do paradigma Estrutura, Conduta e Desempenho e das cinco Forças de Porter. Por meio dos dados de emplacamento anual de motos novas, obtidos dos anuários da FENABRAVE, foi possível calcular índices de concentração. Estes índices demonstraram que o mercado brasileiro de motocicletas é altamente concentrado, com Honda e a Yamaha representaram mais de 90% de todas as motocicletas emplacadas no Brasil em 2022. Estas duas empresas detiveram mais de 80% do mercado em todos os anos de 2003 a 2022. Portanto, essas empresas têm considerável poder de mercado, se apresentando como um duopólio. Devido ao aquecimento do mercado no início dos anos 2000, houve diversas empresas entrantes. Essas novas competidoras não conseguiram enfraquecer o duopólio nas categorias de motocicletas de baixa cilindrada e baixo preço. No entanto, nas categorias de nicho, motos de alta cilindrada e alto preço, houve sucesso de algumas empresas em desbancar a Honda e a Yamaha, com destaque para BMW, Harley-Davidson e Kawasaki. Como resultado, as categorias de motos de menor valor são mais concentradas que as de motos de maior valor. A análise de Porter identificou que a ameaça de entrantes foi relevante, especialmente nos nichos de alto valor, mas as firmas estabelecidas ainda contam com grandes vantagens competitivas. O poder de barganha de fornecedores e consumidores é baixo. Por outro lado, a ameaça de substitutos foi relevante ao se considerar motos usadas como alternativa à compra de motos novas. Por fim, a maior fonte de competição no mercado foi a rivalidade entre os competidores existentes. Essa rivalidade aumentou porque a Yamaha começou a competir diretamente contra a Honda nas categorias de menor valor, enquanto nas categorias de maior valor, as entrantes empregaram estratégias de diferenciação. Embora a competição entre as empresas existentes consiga evitar um monopólio puro, o mercado é caracterizado pela presença de oligopólios altamente concentrados. Portanto, o estudo encontrou que há algum grau de poder de mercado em todas as categorias da indústria brasileira de motocicletas durante o período 2003 a 2022. ...
Abstract
The study aimed to analyze the structure, degree of concentration, and existing competition in the Brazilian motorcycle industry from 2003 to 2022. For this purpose, a qualitative and quantitative approach was used through the Structure, Conduct, and Performance paradigm and Porter's Five Forces. By using the annual registration data of new motorcycles obtained from FENABRAVE yearbooks, concentration indices were calculated. These indices showed that the Brazilian motorcycle market is highly co ...
The study aimed to analyze the structure, degree of concentration, and existing competition in the Brazilian motorcycle industry from 2003 to 2022. For this purpose, a qualitative and quantitative approach was used through the Structure, Conduct, and Performance paradigm and Porter's Five Forces. By using the annual registration data of new motorcycles obtained from FENABRAVE yearbooks, concentration indices were calculated. These indices showed that the Brazilian motorcycle market is highly concentrated, with Honda and Yamaha representing more than 90% of all motorcycles registered in Brazil in 2022. These two companies held over 80% of the market from 2003 to 2022. Therefore, these companies have considerable market power, presenting themselves as a duopoly. Due to market growth in the early 2000s, there were several new entrant companies. These new competitors failed to weaken the duopoly in the categories of low-displacement and low-price motorcycles. However, in niche categories, such as high-displacement and high-price motorcycles, some companies succeeded in surpassing Honda and Yamaha, notably BMW, Harley-Davidson, and Kawasaki. As a result, lower-value motorcycle categories are more concentrated than higher-value ones. Porter's analysis identified that the threat of new entrants was relevant, especially in highvalue niches, but established firms still have significant competitive advantages. The bargaining power of suppliers and consumers is low. On the other hand, the threat of substitutes was relevant when considering used motorcycles as an alternative to buying new ones. Finally, the main source of competition in the market was the rivalry among existing competitors. This rivalry increased because Yamaha began to compete directly against Honda in lower-value categories, while in higher-value categories, new entrants employed differentiation strategies. Although competition among existing companies can prevent a pure monopoly, the market is characterized by the presence of highly concentrated oligopolies. Therefore, the study found that there is some degree of market power in all categories of the Brazilian motorcycle industry during the period from 2003 to 2022. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
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