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dc.contributor.advisorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorLopes, Gabriel Afonso Marchesipt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T05:04:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273765pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo relata o impacto de crises macroeconômicas no transporte rodoviário de passageiros. O objetivo deste estudo foi analisar a performance econômico-financeira de uma empresa do modal rodoviário nas crises de 2014 e 2020. Para tanto, foram analisadas as demonstrações contábeis da última década de uma empresa do setor por meio de indicadores. Deu-se especial ênfase aos quocientes de liquidez, estrutura de capital, endividamento, rentabilidade e solvência. Constatou-se que em situações de crise, a empresa contou com recursos financeiros, garantindo sua liquidez. Além disso, observou-se que a empresa possui alto grau de imobilização do capital próprio, acarretando alto endividamento, o que pode deixála mais suscetível em casos de oscilações setoriais e de conjuntura econômica. Foi identificado que sua rentabilidade foi decrescente nos últimos anos, prejudicada pela redução da receita em proporção superior à redução dos custos. Por fim, verifica-se que a empresa é solvente, porém, possui uma tendência de redução gradual da sua capacidade de honrar seus compromissos através de seus ativos e de seu patrimônio.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to report the impact of macroeconomic crises on highway passenger transport. The objective of this study was to analyze the economic-financial performance of a company of the highway modal in the crises of 2014 and 2020. To this end, the financial statements of the last decade of a company in the sector were analyzed by means of indicators. Special emphasis was given to liquidity ratios, capital structure, indebtedness, profitability, and solvency. It was found that in crisis situations the company had financial resources, ensuring its liquidity. Moreover, it was observed that the company has a high degree of immobilization of its own capital, leading to high indebtedness, which may make it more susceptible in cases of sectorial oscillations and economic conjuncture. It was identified that its profitability has been decreasing in the last years, damaged by the reduction in revenue in a proportion higher than the reduction in costs. Finally, it is verified that the company is solvent, but has a tendency to gradually reduce its capacity to honor its commitments through its assets and equity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHighway transportationen
dc.subjectDesempenho econômicopt_BR
dc.subjectFinancial indicatorsen
dc.subjectDemonstrações contábeispt_BR
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectBalance sheet analysisen
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.titleDesempenho econômico-financeiro no transporte rodoviário : o impacto das crises macroeconômicas de 2014 e 2020pt_BR
dc.title.alternativeEconomic and financial performance in road transport : the impact of the macroeconomic crises of 2014 and 2020en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198560pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021/1pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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