Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKirch, Guilhermept_BR
dc.contributor.authorRosa, Vithor de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T05:04:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273763pt_BR
dc.description.abstractCom uma sociedade cada vez mais digitalizada e informatizada, novas formas de acesso à informação surgem constantemente. Em especial, com o advento das redes sociais e plataformas de vídeo, influenciadores digitais que abordam o mundo financeiro em suas publicações se tornaram extremamente populares pois aproximam o público de um tema visto como complexo para muitos brasileiros, o mercado financeiro. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo identificar e investigar como os influenciadores digitais financeiros influenciam o comportamento financeiro e decisões de investimento dos estudantes de graduação da UFRGS. Para isto, elaborou-se um questionário quantitativo com perguntas aos estudantes da Universidade que acompanham o conteúdo de influenciadores digitais financeiros. Os resultados sugerem que a maioria dos estudantes têm seu comportamento influenciado por influenciadores digitais e por razões ligadas ao efeito manada e viés da confirmação. Assim, a pesquisa busca beneficiar o meio acadêmico com literatura focada no comportamento pessoal frente às finanças, além aprofundar o debate e apresentar evidências a órgãos regulatórios do mercado financeiro de como as publicações e conteúdos produzidos por influenciadores digitais financeiros influenciam na tomada de decisões de investimento de seus seguidores.pt_BR
dc.description.abstractWith an increasingly digitized and computerized society, new ways of accessing information are constantly emerging. In particular, with the advent of social networks and video platforms, digital influencers who address the financial world in their publications have become extremely popular as they bring the public closer to a topic seen as complex for many Brazilians, the financial market.Therefore, tis paper aims to identify and investigate how financial digital influencers influence the financial behavior and investment decisions of undergraduate students at UFRGS. For this, a quantitative questionnaire was developed with questions to the students of the University who follow the content of financial digital influencers. The results suggest that most students have their behavior influenced by digital influencers and for reasons linked to the herd behavior and confirmation bias. Thus, this paper seeks to benefit the academic environment with literature focused on personal behavior towards finance, in addition to deepening the debate and presenting evidence to financial market regulatory bodies on how publications and content produced by financial digital influencers influence the investment decision making of their followers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectDigital influencersen
dc.subjectFinancial marketen
dc.subjectComportamento financeiropt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectMotivations to investen
dc.subjectInvestimento financeiropt_BR
dc.subjectHerd behavioren
dc.subjectConfirmation biasen
dc.titleComo influenciadores digitais financeiros moldam o comportamento financeiro de seus seguidorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198178pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem