Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSeixas, Louise Marguerite Jeanty dept_BR
dc.contributor.authorCavion, Elaine Pasqualipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2011-01-12T05:59:31Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27371pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a construção de sentido na leitura hipertextual, analisando aspectos que colaboram ou não para que o sentido possa emergir (surgir). A análise é centralizada na relação leitor/texto e busca trazer à tona os entremeios que influenciam esta imbricação. O ato de ler é especificado e vinculado às tecnologias da escrita, analisando-se a influência destas sobre as formas que os leitores percebem os textos em alguns contextos históricos relevantes a este tema. A partir deste exame discute-se a conceitualização do hipertexto e procura-se situá-lo não apenas no texto digitalizado, mas no texto em si, nos seus diversos suportes. A construção de sentido é focalizada na interação entre leitor e texto, sendo que ambos são constituídos de inúmeras vozes que dialogam entre si. E, o estudo de caso apresentado traz uma ambientação pedagógica e alguns indicativos de como o aluno/leitor tem interagido face ao hipertexto, e como a atuação mediadora do professor está inserida neste processo. Por fim, é relevante enfatizar que há um diálogo permanente no texto, tanto com os autores que pensaram e pensam a leitura, o texto e o hipertexto, como com o leitor que será convidado a refletir sobre a questão do sentido.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to show the construction of meaning in hypertext reading, it analyses aspects, which help to identify the meaning. The central point is in the reader/text relation, it searches the ways which influences meaning reading linked to writing technologies based on influence about ways readers see through historical contexts. This work also discusses the concept of hypertext not only through the use of technology, but on the text itself and with different tools. The construction of meaning is focused on the interaction between the reader and the text, which are built up among many voices that dialogue among? themselves. This case study has a pedagogical environment, some indications of how the student/reader has interacted with the hypertext and the function of the teachermediator within this process. It is important to emphasize that there is a permanent dialogue between the authors, the text and the hypertext and the reader who has to reflect about the text meaning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectHypertexten
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectThe construction of meaningen
dc.subjectHipertextopt_BR
dc.subjectReaderen
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectTeacher-mediatoren
dc.subjectConstrução de sentidopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.titleA construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000488567pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Aplicada à Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples