A construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicas
dc.contributor.advisor | Seixas, Louise Marguerite Jeanty de | pt_BR |
dc.contributor.author | Cavion, Elaine Pasquali | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27371 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a construção de sentido na leitura hipertextual, analisando aspectos que colaboram ou não para que o sentido possa emergir (surgir). A análise é centralizada na relação leitor/texto e busca trazer à tona os entremeios que influenciam esta imbricação. O ato de ler é especificado e vinculado às tecnologias da escrita, analisando-se a influência destas sobre as formas que os leitores percebem os textos em alguns contextos históricos relevantes a este tema. A partir deste exame discute-se a conceitualização do hipertexto e procura-se situá-lo não apenas no texto digitalizado, mas no texto em si, nos seus diversos suportes. A construção de sentido é focalizada na interação entre leitor e texto, sendo que ambos são constituídos de inúmeras vozes que dialogam entre si. E, o estudo de caso apresentado traz uma ambientação pedagógica e alguns indicativos de como o aluno/leitor tem interagido face ao hipertexto, e como a atuação mediadora do professor está inserida neste processo. Por fim, é relevante enfatizar que há um diálogo permanente no texto, tanto com os autores que pensaram e pensam a leitura, o texto e o hipertexto, como com o leitor que será convidado a refletir sobre a questão do sentido. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to show the construction of meaning in hypertext reading, it analyses aspects, which help to identify the meaning. The central point is in the reader/text relation, it searches the ways which influences meaning reading linked to writing technologies based on influence about ways readers see through historical contexts. This work also discusses the concept of hypertext not only through the use of technology, but on the text itself and with different tools. The construction of meaning is focused on the interaction between the reader and the text, which are built up among many voices that dialogue among? themselves. This case study has a pedagogical environment, some indications of how the student/reader has interacted with the hypertext and the function of the teachermediator within this process. It is important to emphasize that there is a permanent dialogue between the authors, the text and the hypertext and the reader who has to reflect about the text meaning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Hypertext | en |
dc.subject | Computador na educação | pt_BR |
dc.subject | The construction of meaning | en |
dc.subject | Hipertexto | pt_BR |
dc.subject | Reader | en |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Teacher-mediator | en |
dc.subject | Construção de sentido | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Ciberespaço | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação | pt_BR |
dc.title | A construção de sentido na leitura do hipertexto: o ato da leitura e suas implicações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000488567 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2005 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Exact and Earth Sciences (291)