Show simple item record

dc.contributor.advisorNicolao, Leonardopt_BR
dc.contributor.authorRocha, Arthur de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:02:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273625pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi construído com o intuito de propor melhorias e analisar a viabilidade de investimentos em estratégias de Search Engine Optimization (SEO) do ponto de vista de uma Empresa Júnior (EJ) - que possui recursos limitados e objetivos únicos do ponto de vista estratégico (proporcionar a experiência de vivência organizacional para seus membros). Partindo desta questão, foi analisado o contexto de uma empresa júnior (PS Júnior - EJ vinculada à Escola de Administração da UFRGS), seus canais de conversão e o estado atual de seu site para então, a partir de diversas auditorias especializadas, identificar e propor ações para otimizar o potencial de tráfego e conversões do ponto de vista de SEO. Analisando o contexto histórico do site e compreendendo o nível dos problemas que reduzem a eficiência do mesmo, foi concluído que o site atual (https://psjuniorconsultoria.com) apresenta problemas críticos que restringem de maneira significativa sua rentabilidade como canal digital. A partir destes dados históricos, em conjunto com uma análise de demanda potencial, foi realizada uma projeção para compreender a viabilidade de investimentos de recursos no canal. A partir desta projeção, o presente estudo concluiu que mediante à diversas vantagens estratégicas advindas da otimização do site como canal digital, o canal de Busca Orgânica (canal central no que tange estratégias de SEO) torna-se um investimento consideravelmente interessante para a EJ analisada e potencialmente para demais Empresas Juniores que possuam estruturas similares às da PS Júnior.pt_BR
dc.description.abstractThis piece of work was made with the intent of proposing optimizations and analyzing the viability of Search Engine Optimization Strategies (SEO) from the perspective of a Junior Enterprise - which has limited resources and unique objectives from the strategic standpoint ( (provide organizational experience to its members). From this starting point, the context of a Junior Enterprise (PS Júnior - which is bound to UFRGS Business School) was analyzed, considering its conversion channels and the current status of its website to identify and propose actions and optimizations to improve the traffic and conversion potential of the website from the SEO perspective - using many different SEO specialized audit to fuel those recommendations. By analyzing the historical data of PS Júniors website and understanding the relevance of the problems that reduce its overall efficiency, it was concluded that the actual website (https://psjuniorconsultoria.com) presents critical issues that significantly restrict the rentability of its digital marketing channels. Using that historical data and crossing it with analysis regarding potential demand enabled the construction of a forecast in order to comprehend the viability of investing resources in the Organic Search channel (SEO strategies' main channel). Through that forecast, this study has concluded that, due to many strategic advantages derived from the optimization of the website as a digital marketing channel, the Organic Search channel is considerably interesting for the analyzed organization and potentially to other Junior Enterprises that present similar structures comparatively to PS Júnior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectJunior Enterpriseen
dc.subjectMarketingen
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectCanais de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectSites institucionaispt_BR
dc.subjectOrganic searchen
dc.subjectSearch Engine Optimizationen
dc.titleProposição de estratégias e planejamento de Search Engine Optimization em empresas juniorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001193865pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record