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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorBomfim, Julia Kranenpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273604pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal analisar as publicações realizadas nas redes sociais, Twitter e Instagram, pelos dois maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional, sobre os seus times femininos, mais conhecidos como Gurias Gremistas e Gurias Coloradas. Os objetivos específicos deste trabalho incluem a análise de todas as publicações realizadas em um período de dois meses, abril e maio de 2023.A classificação dessas publicações referem-se aos recursos utilizados, inerentes à categoria do tema, time e perfil, e à análise do engajamento da torcida em cada tipo de publicação. Para isso, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e estudo exploratório descritivo através da técnica estatística MANOVA. O referencial teórico aborda temas como: futebol feminino, Gurias Gremistas, Gurias Coloradas, marketing, marketing digital e redes sociais. A coleta de dados foi realizada nas plataformas Twitter e Instagram, no total foram 1.693 publicações coletadas e categorizadas com quatro variáveis: rede social, tipo de post, recursos e categoria. Concluiu-se que as variáveis analisadas afetam, com maior ou menor significância, o engajamento. Notou-se diferenças claras entre o engajamento nas duas redes sociais analisadas, Twitter e Instagram, assim como nos recursos utilizados, principalmente foto e vídeo, e também nas categorias, ou assuntos, das publicações. O conjunto de características com maior média de engajamento foi Internacional, Masculino, Feed com os recursos Texto, vídeo e link ou Foto e link e categorias Notícia ou Outro.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the posts made on social networks, Twitter and Instagram, by the two biggest soccer clubs in Rio Grande do Sul, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense and Sport Club Internacional, about their women's teams, better known as Gurias Gremistas and Gurias Coloradas. The specific goals of this work include the analysis of all posts carried out in a period of two months, April and May 2023, the classification of these publications in relation to the resources used, theme category, team and profile, and the analysis of the engagement of the soccer fans in each type of publication. For this, the following methodological procedures were used: bibliographic research and descriptive exploratory study through the MANOVA statistical technique. The theoretical framework addresses topics such as: women's football, Gurias Gremistas, Gurias Coloradas, marketing, digital marketing and social networks. Data collection was carried out on the Twitter and Instagram platforms, a total of 1,693 publications were collected and categorized with four variables: social network, type of post, resources and category. It was concluded that the studied variables affect, with greater or lesser significance, engagement. Clear differences were noted between engagement in the two analyzed social networks, Twitter and Instagram, as well as in the resources used, mainly photo and video, and also in the categories, or subjects, of the posts. The set of characteristics with the highest engagement was International, Male, Feed with Text, Video and Link or Photo and Link and the categories of News or Other.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectWomen's socceren
dc.subjectDigital marketinen
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectEngagementen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleAs gurias da dupla grenal : análise do engajamento dos principais times femininos gaúchos nas redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195610pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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