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dc.contributor.advisorFlores-Pereira, Maria Terezapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Francine Reispt_BR
dc.date.accessioned2024-03-15T05:00:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273577pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou identificar a percepção dos funcionários bancários em um âmbito geral acerca da eficácia dos métodos de prevenção de transtornos mentais empregados pelas Instituições Bancárias. Além de identificar os principais transtornos acometidas por estes trabalhadores e verificar os principais fatores causadores/agravantes de transtornos mentais no ambiente bancário, propondo soluções e melhorias. Para atingir este objetivo, foi realizada pesquisa de caráter quantitativo com aplicação de questionário estruturado e aplicado de forma online através da plataforma Google Forms. O questionário contou com a participação de 74 bancários que responderam a 18 perguntas variáveis entre questões de múltipla escolha e questões de resposta múltipla. Através da análise descritiva dos resultados foi verificado que embora haja uma aplicação de métodos de prevenção pela maioria das Instituições Bancárias, o conjunto de métodos não é aplicado de maneira ampla, o que consequentemente interfere na saúde dos funcionários. Além disso, foi verificado a existência de outros fatores no ambiente de trabalho, que podem agravar negativamente a saúde mental dos funcionários, tais como a alta pressão por metas e resultados, ambiente competitivo e a carga de trabalho extensiva.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to identify the perception of bank employees in a general context regarding the effectiveness of mental health prevention methods employed by Banking Institutions. In addition to identifying the main disorders affecting these workers and examining the key factors causing/exacerbating mental health issues in the banking environment, proposing solutions and improvements. To achieve this goal, a quantitative research was conducted using a structured questionnaire administered online through the Google Forms platform. The questionnaire had the participation of 74 bank employees who responded to 18 variable questions, including multiple-choice and multiple-response questions. Through descriptive analysis of the results, it was observed that while most Banking Institutions do implement prevention methods, the set of methods is not widely applied, which consequently impacts the employees' health. Furthermore, the existence of other factors in the workplace that can negatively exacerbate employees' mental health was identified, such as high pressure for targets and results, a competitive environment, and an extensive workload.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectMental healthen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPrevention methodsen
dc.subjectBankingen
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectBancáriospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleOs métodos de prevenção de transtornos mentais no trabalho bancário previnem? : a perspectiva dos funcionáriospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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