Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSchereschewsky, Laura Castilhospt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-14T04:57:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1414-7165pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273515pt_BR
dc.description.abstractEste estudo baseia-se nas premissas da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos (TSDC) e apresenta uma análise de processo (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) do desenvolvimento do padrão de Voice Onset Time(VOT) positivo do Inglês-L2, considerando-se a trajetória individual de cinco falantes nativos do português brasileiro durante o período de 12 semanas, com coletas semanais. Entre as semanas 4 e 9, uma intervenção pedagógica foi realizada por meio de seis aulas de instrução explícita sobre aspectos fonético-fonológicos da língua inglesa. Análises de change-point (TAYLOR, 2000) indicaram mudanças de fase no desenvolvimento com aumento da duração de VOT, fornecendo material teórico e empírico que contribui para a visão da língua como um SDC.pt_BR
dc.description.abstractThis study is based on the premises of Complex Dynamic Systems Theory (CDST) and presents a process--oriented analysis (LOWIE; VERSPOOR, 2015; 2019) of the development of the English-L2 positive Voice On-set Time (VOT) pattern, considering the individual trajectories of five native speakers of Brazilian Portuguese during the period of 12 weeks, with weekly data collection points. Between weeks 4 and 9, a pedagogical intervention was conducted through six classes of explicit instruction on phonetic-phonological aspects of the English language. Change-point analyses (TAYLOR, 2000) indicated phase changes in language develop-ment with increasing VOT values, providing theoretical and empirical material that contributes to the view of language as a CDS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMatraga : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 29, n. 55 (jan./abr. 2022), p. [57]-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectComplex dynamic systemsen
dc.subjectSecond language developmenten
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectChange-point analysisen
dc.subjectTeoria dos sistemas dinâmicos complexospt_BR
dc.titleAnálise de change-point no desenvolvimento de segunda língua : um estudo da produção de Voice Onset Time por aprendizes brasileiros de Inglêspt_BR
dc.title.alternativeChange-point analysis in second language development : a study on Voice Onset Time production by Brazilian learners of Englishen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196953pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem