Eso que llaman amor : trabalho, arte e resistência no espaço urbano
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Data
2022Tipo
Outro título
Eso que llaman amor : work, art, and resistance in the urban space
Assunto
Resumo
O presente trabalho reflete sobre os efeitos de sentido estabelecidos a partir da produção artística de Ailén Possamay em muros de Buenos Aires. As intervenções da autora são compostas por uma imagem de uma mulher envolvida em alguma atividade doméstica sobre a qual está escrito o enunciado “Eso que llaman amor es trabajo no pago”, de Silvia Federici. Com base na Análise Materialista de Discurso, debatemos sobre o funcionamento discursivo dessas intervenções, atentando para o político no proces ...
O presente trabalho reflete sobre os efeitos de sentido estabelecidos a partir da produção artística de Ailén Possamay em muros de Buenos Aires. As intervenções da autora são compostas por uma imagem de uma mulher envolvida em alguma atividade doméstica sobre a qual está escrito o enunciado “Eso que llaman amor es trabajo no pago”, de Silvia Federici. Com base na Análise Materialista de Discurso, debatemos sobre o funcionamento discursivo dessas intervenções, atentando para o político no processo de disputa pelos sentidos hegemônicos sobre o que é considerado trabalho. Discute-se sobre o trabalho reprodutivo, que, na formação social capitalista e patriarcal, não é considerado trabalho, mas, como diz o enunciado, é tido como o amor da mulher (mãe, esposa, irmã, amiga). ...
Abstract
The present work reflects on the effects of meaning established from the artistic production of Ailén Possamay on the walls of Buenos Aires. The author’s interventions are composed of an image of a woman involved in some domestic activity on which the statement “Eso que llaman amor es trabajo no pago” by Silvia Federici is written. Based on the Materialist Discourse Analysis, we discuss the discursive functioning of these interventions, paying attention to the political in the process of disput ...
The present work reflects on the effects of meaning established from the artistic production of Ailén Possamay on the walls of Buenos Aires. The author’s interventions are composed of an image of a woman involved in some domestic activity on which the statement “Eso que llaman amor es trabajo no pago” by Silvia Federici is written. Based on the Materialist Discourse Analysis, we discuss the discursive functioning of these interventions, paying attention to the political in the process of dispute for hegemonic meanings about what is considered work. Reproductive work is discussed, which, in the capitalist and patriarchal social formation, is not considered work, but, as the statement says, is seen as the love of women (mother, wife, sister, friend). ...
Contido em
Rua. Campinas , SP. Vol. 28, n. 1 (jun. 2022), p. [107]-124
Origem
Nacional
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