Show simple item record

dc.contributor.advisorPorto, Leonardo Sartoript_BR
dc.contributor.authorQuintana, Ivan Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-09T05:03:21Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273197pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de licenciatura, explora a interseção entre desenvolvimento cognitivo e aprendizagem experiencial, focalizando as teorias de Piaget e Dewey na graduação em Filosofia. Analisamos os estágios I, II e III, revelando uma evolução no uso de metodologias ativas. No Estágio I, destaca se a ênfase na participação ativa e pensamento crítico. O Estágio II demonstra uma evolução com abordagem interdisciplinar, porém enfrenta desafios contemporâneos. No Estágio III, na EJA, metodologias ativas consolidam-se diante de desafios socioeconômicos e culturais. A progressão observada evidencia compromisso com a melhoria da prática docente, enquanto os desafios apontam para a necessidade contínua de adaptação. O resumo conclui enfatizando a importância da abordagem participativa e inovadora, instigando futuras pesquisas sobre estratégias específicas para engajar alunos diversificados, o papel da tecnologia na aprendizagem e avaliação precisa em ambientes multifacetados.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis explores the intersection between cognitive development and experiential learning, focusing on the theories of Piaget and Dewey in Philosophy undergraduate studies. We analyze Stages I, II, and III, revealing an evolution in the use of active methodologies. In Stage I, there is a notable emphasis on active participation and critical thinking. Stage II demonstrates progression with an interdisciplinary approach, albeit facing contemporary challenges. In Stage III, in Adult and Youth Education (EJA), active methodologies solidify in the face of socioeconomic and cultural challenges. The observed progression reflects a commitment to improving teaching practices, while challenges indicate the ongoing need for adaptation. The summary concludes by emphasizing the importance of a participative and innovative approach, encouraging future research on specific strategies to engage diverse students, the role of technology in learning, and precise assessment in multifaceted environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectCognitive developmenten
dc.titleMetodologias ativas na formação em filosofia : diálogo Piagetiano-Deweyano e evolução prática nos estágios de graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationFilosofia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record