O fenômeno glitch e seus efeitos de (não)sentido : manifestações estéticas, éticas e políticas em audiovisualidades Nos espaços educativos
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta tese considera o impacto da tecnologia digital, da cultura da internet na sociedade contemporânea e a crescente disseminação de imagens e conteúdos audiovisuais têm gerado desafios educacionais contínuos, especialmente no campo do ensino e da aprendizagem de/em artes visuais. Tal aspecto demanda o desenvolvimento de competências críticas para a leitura e apreensão das audiovisualidades. Desse contexto, o recorte efetuado diz respeito ao fenômeno glitch em suas perspectivas estéticas, ética ...
Esta tese considera o impacto da tecnologia digital, da cultura da internet na sociedade contemporânea e a crescente disseminação de imagens e conteúdos audiovisuais têm gerado desafios educacionais contínuos, especialmente no campo do ensino e da aprendizagem de/em artes visuais. Tal aspecto demanda o desenvolvimento de competências críticas para a leitura e apreensão das audiovisualidades. Desse contexto, o recorte efetuado diz respeito ao fenômeno glitch em suas perspectivas estéticas, éticas e políticas, bem como em seus efeitos de sentido. O glitch, em suas diferentes manifestações incluindo as conceituais, decorre de falhas acidentais ou propositais que tendem a modificar ou interromper um fluxo considerado normal ou esperado. A relevância da pesquisa está em abordar e debater as urgências do presente conectando-as à sala de aula, para que os estudantes, de diferentes níveis, tenham a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para compreender consciente e criticamente as constantes transformações do mundo. O objetivo principal foi fomentar discussões acerca de competências e estratégias para apreensão crítica de audiovisualidades que exploram o fenômeno glitch. Os objetivos específicos visam contribuir com o debate acerca da alfabetização e letramento audiovisual; elaborar estratégias para análise crítica de narrativas audiovisuais em contextos educativos; e, gerar literatura sobre leitura e apreensão audiovisual. A pesquisa se desenvolveu em quatro fases: a primeira, envolveu uma revisão teórica acerca do fenômeno glitch; das tendências contemporâneas para o ensino e a aprendizagem de/em artes visuais e da semiótica discursiva. Na segunda, realizou-se um mapeamento de produções audiovisuais, tanto na mídia quanto no contexto artístico, que incorporam elementos da estética glitch. A terceira, consistiu na organização de um estudo focal para contemplar as perspectivas de diversos indivíduos e contextos sociais. Na quarta e última fase, as narrativas audiovisuais foram descritas e analisadas, articulando os achados iniciais, as contribuições resultantes das interações do grupo focal e o referencial teórico-metodológico de aporte. Os resultados da pesquisa indicam uma expansão das tipologias de glitches, considerando a literatura existente até o momento, e apontam "Estratégias para a Leitura e Apreensão Audiovisual – ELAA" que se baseia em perguntas-chave para auxiliar no processo de desenvolvimento de competências para a leitura e apreensão de produções audiovisuais. Conclusões trazem reflexões acerca de estratégias para o desenvolvimento das competências críticas, criativas, argumentativas e cognitivas dos estudantes, necessárias não apenas para que estejam aptos a perceber os significados mais superficiais, mas também atingirem níveis mais complexos de compreensão subjacentes à produção e ao consumo de conteúdos audiovisuais. ...
Abstract
This thesis considers the impact of digital technology, internet culture on contemporary society and the increasing dissemination of images and audiovisual content have generated ongoing educational challenges, especially in the field of teaching and learning of/in visual arts. This aspect calls for the development of critical competencies for reading and apprehension of audiovisualities. Within this context, the present study focuses on the glitch phenomenon, encompassing its aesthetics, ethic ...
This thesis considers the impact of digital technology, internet culture on contemporary society and the increasing dissemination of images and audiovisual content have generated ongoing educational challenges, especially in the field of teaching and learning of/in visual arts. This aspect calls for the development of critical competencies for reading and apprehension of audiovisualities. Within this context, the present study focuses on the glitch phenomenon, encompassing its aesthetics, ethical and political aspects, as well as meaning effect production. Glitch, in its various manifestations, including conceptual ones, results from either accidental or intentional disruptions which tend to modify or interrupt a flow otherwise considered normal or expected. The relevance of this research lies in addressing and discussing the contemporary urgencies by connecting them to the classroom, enabling students of different levels to acquire the essential competencies for a conscious and critical understanding of the constant changes in the world. The main objective was to stimulate discussions regarding competencies and strategies for critical understanding of audiovisual productions that explore the glitch phenomenon. The specific objectives aim to: contribute to the debate on audiovisual literacy; develop strategies for the critical analysis of audiovisual narratives in educational contexts; as well as generate literature on audiovisual apprehending. The research unfolded in four phases: phase one focused on a theoretical review of the glitch phenomenon, on contemporary trends in teaching and learning visual arts, and on discursive semiotics. On phase two, a mapping of audiovisual productions that incorporates elements of glitch aesthetics was conducted, spanning both media and artistic contexts. Phase three consisted of the organization of a focal study to contemplate perspectives of diverse individuals and social contexts. Finally, on phase four, audiovisual narratives were described and analyzed, integrating the initial findings together with contributions resulting from the focal group interactions and the theoretical-methodological reference framework. The research results indicate an expansion of the typologies of glitches, considering the existing literature to date, and point to "Strategies for Reading and Audiovisual Apprehension – SRAA" which is based on key questions to assist in the process of developing skills for reading and apprehension of audiovisual productions. Conclusions bring reflections on strategies for developing students' critical, creative, argumentative, and cognitive competencies, necessary not only for them to be able to perceive more superficial meanings, but also to reach more complex levels of understanding underlying the production and consumption of audiovisual content. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Collections
-
Humanities (7479)Education (2504)
This item is licensed under a Creative Commons License