Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Vera Lucia Bertoni dospt_BR
dc.contributor.authorMallmann, Laura Vianapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T04:35:34Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272836pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda o desafio de trabalhar a contação de histórias como elemento central nas aulas de teatro. O ato de compartilhar histórias, utilizado como metodologia, ofereceu um campo de estudo para a pedagogia teatral relacionada aos estudos da performance. A noção de performance narrativa, neste trabalho, está relacionada com a criação de dramaturgias e cenas, a partir das narrativas trazidas pelos alunos. Foi observado que o ato de compartilhar histórias, aliado a jogos de regras e jogos teatrais específicos, mitigou algumas dificuldades relacionadas a escuta do outro, a organização em grupo e colocar-se de modo construtivo entre os pares. Conclui-se que a metodologia dos jogos teatrais e a contação de histórias apresentam-se como um dos caminhos possíveis para exercitar a socialização e possibilitam processos criativos autênticos que privilegiam o desenvolvimento da autonomia e papel dos alunos e suas vivências nos processos criativos e de construção de conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the challenge of incorporating storytelling as a central element in theater classes. The act of sharing stories, used as a methodology, provided a field of study for theatrical pedagogy related to performance studies. The concept of narrative performance in this study is linked to the creation of dramaturgies and scenes based on the narratives brought by the students. It was observed that the act of sharing stories, combined with rule-based games and specific theatrical exercises, alleviated some difficulties related to listening to others, group organization, and constructive engagement among peers. It is concluded that the methodology of theater games and storytelling emerges as one of the possible paths to foster socialization and enable authentic creative processes that emphasize the development of autonomy and the role of students in their experiences within creative processes and knowledge construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectTeatro : Ensinopt_BR
dc.subjectTheater educationen
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectNarrative performancesen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.titleMe conta uma história? a contação de histórias como elemento central da aula de teatropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197458pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationTeatro: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples