Show simple item record

dc.contributor.authorKarl, Fredpt_BR
dc.contributor.authorDoll, Johannespt_BR
dc.date.accessioned2011-01-07T06:01:30Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn1517-2473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27270pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda a problemática da comunicação com pessoas que sofrem algum tipo de demência, a partir de uma perspectiva da Pedagogia Social. O trabalho argumenta que o fundamento de qualquer comunicação é a possibilidade de assumir, pelo menos parcialmente, a perspectiva do outro. Com a perda das capacidades cognitivas causada pela demência, a pessoa com demência é cada vez menos capaz de assumir a perspectiva de uma outra pessoa. Desta forma, o doente perde o contato com o mundo exterior que se torna cada vez menos compreensível. O artigo aponta ainda para algumas formas de lidar com esta situação por parte de profi ssionais e familiares.pt_BR
dc.description.abstractThe article offers refl ections about the problems of communication with people with dementia on the point of view of social pedagogy. It arguments that the base of all communication is the possibility to assume, at least partially, the point of view of the communication partner. Loosing the cognitive capacity, the person with dementia is each time less capable to realize the cognitive movement. On this way, he starts to loose the contact with the exterior world, which becomes less and less comprehensible for him. The article points out different ways to deal with this situation for professionals and family members.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre. Vol. 10 (2006), p. 45-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAgingen
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectDementiaen
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectAlzheimer diseaseen
dc.subjectSocial pedagogyen
dc.titleDemência e pedagogia socialpt_BR
dc.title.alternativeDementia and social pedagogy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000601565pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record