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dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorKuhn, Gabriele Koesterpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:56:15Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272551pt_BR
dc.description.abstractO Instituto Confúcio, tido pelo Governo chinês como uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, foi estabelecido com o propósito de aumentar a compreensão mútua e a amizade entre a China e as nações estrangeiras, além de promover a colaboração em diversas esferas culturais, políticas e sociais. Além de oferecer instrução linguística, o Instituto Confúcio também se concentra no ensino da cultura chinesa e seu envolvimento com a sociedade, além de fornecer bolsas de estudo para estudantes e professores estrangeiros. Entretanto, a criação dos Institutos Confúcio e o estabelecimento dessas unidades de ensino pelo mundo levantaram indagações sobre os propósitos e objetivos da instituição, considerando o crescente protagonismo internacional da China. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais as estratégias de difusão da cultura chinesa adotadas pelo Instituto Confúcio que o converte em instrumento de soft power da China. Para a sua elaboração, optou-se por um itinerário metodológico qualitativo que consistiu numa pesquisa bibliográfica e documental com o propósito de estabelecer um corpus teórico que permitisse à pesquisadora identificar as estratégias de difusão da cultura chinesa. O estudo foi norteado pelo conceito de soft power forjado por Nye (2004) como um campo de interesse das relações públicas internacionais. A título de conclusão, verificou-se que o Instituto Confúcio funciona, de fato, como um instrumento de soft power da República Popular da China, ao utilizar-se de três estratégias de difusão da cultura chinesa: ensino da língua chinesa, intercâmbio de alunos e eventos temáticos.pt_BR
dc.description.abstractThe Confucius Institute, considered by the Chinese government to be a non-governmental and non-profit entity, was established with the purpose of increasing mutual understanding and friendship between China and foreign nations, as well as promoting collaboration in various cultural, political and political spheres. and social. In addition to offering language instruction, the Confucius Institute also focuses on teaching Chinese culture and its engagement with society, as well as providing scholarships to foreign students and teachers. However, the creation of the Confucius Institutes and the establishment of these teaching units around the world raised questions about the purposes and objectives of the institution, considering China's growing international protagonism. In this context, this study aims to identify which strategies for disseminating Chinese culture adopted by the Confucius Institute make it an instrument of soft power in China. For its elaboration, we opted for a qualitative methodological itinerary that consisted of bibliographical and documentary research with the purpose of establishing a theoretical corpus that would allow the researcher to identify the dissemination strategies of Chinese culture. The study was guided by the concept of soft power forged by Nye (2004) as a field of interest in international public relations. By way of conclusion, it was found that the Confucius Institute functions, in fact, as an instrument of soft power for the People's Republic of China, by using three strategies for disseminating Chinese culture: teaching the Chinese language, student exchange and themed events.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectConfucius Instituteen
dc.subjectRelações públicas internacionaispt_BR
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectDifusão culturalpt_BR
dc.subjectChinaen
dc.subjectInternational public relationsen
dc.subjectCultural diffusionen
dc.titleO Instituto Confúcio como instrumento de soft power da República Popular da Chinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195378pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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