Show simple item record

dc.contributor.advisorDantas, José Guibson Delgadopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mariana Reolon dapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-01T04:55:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272521pt_BR
dc.description.abstractNeste início de século XXI, com o advento dos meios digitais de comunicação, os produtos culturais passaram a ter uma ampla circulação e acabaram se convertendo em importantes instrumentos de apoio para as políticas de projeção internacional de países. É o caso do BTS, um grupo de k-pop que alcançou um grande êxito global a partir de uma estratégia que combinava letras de fácil assimilação pelos jovens, coreografias coordenadas, estética original e intensa interação com os fãs nas redes sociais. Com o propósito de analisar esse fenômeno na ótica das relações públicas internacionais, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender qual a influência do grupo BTS na construção de uma imagem internacional positiva da Coréia do Sul entre as armys da Grande Porto Alegre. Para a sua elaboração, optou-se por uma construção metodológica qualitativa, dividida em duas etapas distintas: pesquisa bibliográfica e a entrevista semi-estruturada. Com a compreensão teórica e histórica proporcionada pela revisão bibliográfica, foi definido um plano de entrevista contendo treze perguntas a serem feitas entre os dias 15 e 21 de julho de 2023 com fãs do grupo BTS. Ao todo, foram realizadas oito entrevistas, com um público entre 19 e 28 anos, residentes na região metropolitana de Porto Alegre e que sejam egressas ou discentes de um curso superior. A título de conclusão, verificou-se que o grupo BTS atua como um instrumento de soft power nesse contexto, pois seu êxito comercial concede ganhos diretos à imagem pública internacional do seu país de origem: a Coréia do Sul.pt_BR
dc.description.abstractAt the beginning of the 21st century, with the advent of digital means of communication, cultural products began to have a wide circulation and ended up becoming important instruments of support for the policies of international projection of countries. This is the case of BTS, a K-pop group that achieved great global success based on a strategy that combined lyrics that were easy for young people to assimilate, coordinated choreography, original aesthetics and intense interaction with fans on social media. With the purpose of analyzing this phenomenon from the perspective of international public relations, this research was developed with the objective of understanding the influence of the BTS group in the construction of a positive international image of South Korea among the army of Greater Porto Alegre. For its preparation, a qualitative methodological construction was chosen, divided into two distinct stages: bibliographical research and the semi-structured interview. With the theoretical and historical understanding provided by the bibliographic review, an interview plan was defined containing thirteen questions to be asked between July 15th and 21st, 2023 with fans of the BTS group. In all, eight interviews were carried out, with an audience between 19 and 28 years old, living in the metropolitan region of Porto Alegre and who are graduates or students of a higher education course. As a conclusion, it was verified that the BTS group acts as a soft power instrument in this context, since its commercial success grants direct gains to the international public image of its country of origin: South Korea.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações públicas internacionaispt_BR
dc.subjectInternational imageen
dc.subjectSoft powerpt_BR
dc.subjectK-popen
dc.subjectBTS (Grupo de música)pt_BR
dc.subjectInternational public relationsen
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectSouth Koreaen
dc.titleA influência exercida pelo grupo BTS na construção de uma imagem internacional positiva da Coréia do Sul : o caso das Armys da grande Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195627pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record