Preservação colaborativa de jogos eletrônicos : uma realidade contemporânea a ser analisada pela Arquivologia
dc.contributor.advisor | Linden, Leolibia Luana | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Luiz Alexandre de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T04:59:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272474 | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresenta a preservação de jogos eletrônicos pelos fãs e usuários, em comparação com as estratégias de preservação adotadas na Arquivologia. O objetivo geral trata-se de compreender a aplicação ou não de métodos e ações de preservação em uma plataforma colaborativa de preservação e acesso a jogos eletrônicos. Enquanto os específicos tratam-se de averiguar estratégias de preservação digital na literatura arquivística. Identificar estratégias e características de preservação de jogos eletrônicos. Analisar as ações de preservação em uma plataforma colaborativa de preservação e acesso a jogos eletrônicos, em relação às boas práticas de preservação digital arquivística. Foram apresentados os conceitos chaves para compreender a preservação de objetos digitais. Então, através de pesquisa exploratório-descritiva, de caráter primariamente qualitativo, realizou-se análise de conteúdo dedutiva e entrevista semi estruturada com o mantenedor do projeto de preservação e acesso aos jogos eletrônicos na web, chamado Vimm’s Lair. Como resultados, foi identificado que as estratégias de preservação de jogos eletrônicos se relacionam com as estratégias presentes na literatura arquivística. Também se propõe que a preservação realizada pelos usuários é um campo a ser analisado pela Arquivologia e possível área de atuação profissional dos arquivistas, apresentando estratégias semelhantes e que representam uma crescente demanda pelo acesso aos jogos antigos. Por fim, apresenta possíveis aperfeiçoamentos às atividades do portal Vimm’s Lair para que ele seja mantido ao longo prazo e estudos futuros nessa área. | pt_BR |
dc.description.abstract | Presents the preservation of electronic games by fans and users, in comparison with the preservation strategies adopted in Archival Science. The general objective is to understand the application or not of preservation methods and actions on a collaborative platform for preservation and access of electronic games. The specific goals are to investigate digital preservation strategies in archival literature. Identify strategies and characteristics for preserving electronic games. Analyze preservation actions on a collaborative platform for preservation and access to electronic games, in relation to good practices in digital archival preservation. Key concepts for understanding the preservation of digital objects were presented. Then, through exploratory-descriptive research, of a primarily qualitative nature, a deductive content analysis and semi-structured interview were carried out with the maintainer of the project for preservation and access to electronic games on the web, called Vimm’s Lair. As a result, it was identified that electronic game preservation strategies are related to the strategies present in archival literature. It is also proposed that preservation carried out by users is a field to be analyzed by Archival Science and a possible area of professional activity for archivists, presenting similar strategies that represent a growing demand for access to old games. Finally, it presents possible improvements to the activities of the Vimm’s Lair portal so that it can be maintained in the long term and for future studies in this area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Archival Science | en |
dc.subject | Digital Preservation | en |
dc.subject | Preservação digital | pt_BR |
dc.subject | Video Games | en |
dc.subject | Collaborative Preservation | en |
dc.subject | Electronic Games | en |
dc.subject | Information Science | en |
dc.title | Preservação colaborativa de jogos eletrônicos : uma realidade contemporânea a ser analisada pela Arquivologia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194309 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Arquivologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Arquivologia (194)