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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorCaetano, Amanda Souzapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:51Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272459pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como finalidade principal identificar como o período de pandemia afetou a presença digital dos microempreendedores de moda second hand que tem atuação em Porto Alegre. A fim de responder a esta inquietação, este trabalho tem os seguintes objetivos específicos: identificar quais estratégias foram utilizadas, as diferentes percepções das entrevistadas sobre comunicação digital, compreender possíveis mudanças ocorridas nesse âmbito, analisar pontos de convergência e divergência nas jornadas das empreendedoras. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da perspectiva exploratória em busca do aprofundamento do objeto empírico (GIL, 2008) e da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2002), que consistiu na exploração do material, tratamento dos dados, inferência e interpretação dos mesmos, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Ao final constatou-se a importância da comunicação digital durante e após a pandemia e que, apesar da iniciação da digitalização dos brechós entrevistados não terem se dado em decorrência do período, o crescimento das redes e o fortalecimento da relação com os consumidores se beneficiou disto.pt_BR
dc.description.abstractThe main purpose of this research is to identify how the pandemic period has affected the digital presence of second-hand fashion micro-entrepreneurs operating within Porto Alegre. In order to address this inquiry, the following specific objectives were delineated: to identify which strategies were used and the different perceptions of the interviewees about digital communication, to understand possible changes occurred in this area, to analyse convergence points on the entrepreneurs' journey. To this end, a qualitative research approach was undertaken, utilizing an exploratory perspective to deepen the understanding of the empirical subject (GIL, 2008) and Bardin's content analysis methodology (2002), which encompassed the exploration of materials, data treatment, inference, and interpretation, garnered through semi-structured interviews. Ultimately, it was established that the digital communication's significance during the pandemic and post-pandemic periods were important and that, despite the fact that the initiation of digitization among the surveyed thrift stores was not directly linked to the pandemic period, the expansion of networks and the enhancement of consumer relationships benefited from this context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital presenceen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectCircular economyen
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectSecondhanden
dc.subjectThrift shopen
dc.subjectCommunicationen
dc.titlePresença digital de brechós porto-alegrenses : uma análise das estratégias de comunicação utilizadas durante o período da pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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