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dc.contributor.advisorKühn, Daniela Diaspt_BR
dc.contributor.authorFoss, Andrisept_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272456pt_BR
dc.description.abstractA “Pink Tax” tem se destacado como uma prática controversa de diferenciação de preços em produtos e serviços destinados a diferentes gêneros, gerando preocupações quanto à igualdade de gênero e discriminação de preços. Este fenômeno chama atenção para a disparidade de preços entre produtos semelhantes direcionados a homens e mulheres, particularmente no setor de serviços de beleza. Nestes serviços, os preços para mulheres muitas vezes excedem os preços para homens, sem justificativa baseada na qualidade ou complexidade dos serviços prestados. Em vez disso, essa disparidade é frequentemente atribuída a estereótipos de feminilidade enraizados na sociedade. A “Pink Tax” não é apenas uma questão econômica, mas também uma questão de equidade e justiça social que afeta a autonomia financeira das mulheres e perpetua a desigualdade de gênero. Este estudo se concentra na análise da “Pink Tax” nos serviços de beleza, examinando os fatores que contribuem para essa disparidade de preços e seus impactos econômicos nas consumidoras. Este estudo envolveu uma pesquisa de campo dividida em duas partes. A primeira parte constituiu na coleta de preços em seis salões de beleza localizados na cidade de Gramado/RS e a segunda parte foi conduzida por meio de uma pesquisa on-line, que obteve 150 respostas de consumidores e consumidoras. Os salões de beleza analisados na pesquisa aplicavam a "Pink Tax" em todos os serviços, cobrando mais das mulheres. Em média, o corte de cabelo feminino era 68,95% mais caro, o design de sobrancelhas 24% mais caro e a manicure 8,53% mais cara. A pesquisa com consumidores revelou que as mulheres enfrentavam mais pressão estética que os homens, com 72,7% sentindo-se pressionadas a consumir serviços de beleza. A renda menor das mulheres também se refletiu nos gastos, sendo 66,66% a renda média mensal na faixa de 1-2 salários-mínimos. A pesquisa indicou também que as mulheres eram mais impactadas pela pressão estética e consumiam mais serviços de beleza em comparação com os homens.pt_BR
dc.description.abstractThe "Pink Tax" has emerged as a controversial practice of price differentiation in products and services targeted at different genders, raising concerns about gender equality and price discrimination. This phenomenon draws attention to the price disparity between equivalent products aimed at men and women, particularly in the beauty services sector. In these services, prices for women often exceed those for men, with no justification based on the quality or complexity of the services provided. Instead, this disparity is often attributed to deeply rooted femininity stereotypes in society. The "Pink Tax" is not just an economic issue but also a matter of equity and social justice that impacts women's financial autonomy and perpetuates gender inequality. This study focuses on analyzing the "Pink Tax" in beauty services, examining the factors contributing to this price disparity and its economic impacts on consumers. This study involved field research divided into two parts. The first part consisted of collecting prices from six beauty salons located in the city of Gramado/RS. The second part was conducted through an online survey, which obtained 150 responses from consumers. The beauty salons examined in the empirical research applied the "Pink Tax" to all services, charging more for women. On average, women's haircuts were 68.95% more expensive, eyebrow design was 24% more expensive, and manicures were 8.53% more expensive. Consumer research revealed that women faced more aesthetic pressure than men, with 72.7% feeling pressured to consume beauty services. The lower income of women also reflected in spending, with 66.66% of the average monthly income falling within the range of 1-2 minimum wages. The research also indicated that women were more impacted by aesthetic pressure and consumed more beauty services compared to men.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia feministapt_BR
dc.subjectPink taxen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPrice discriminationen
dc.subjectPreçopt_BR
dc.subjectConsumersen
dc.subjectFeministen
dc.subjectEconomicsen
dc.titleDiscriminação de preços por gênero : analisando o impacto da Pink Tax e sua manifestação nos serviços de belezapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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