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dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorSantiago, Állisson Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:58:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272449pt_BR
dc.description.abstractEste estudo foi realizado com o objetivo de compreender se o “jornalismo torcedor” pode ser considerado um produto jornalístico. Para isto, fez-se, inicialmente, uma consulta bibliográfica, tendo como principal referência a obra de Traquina (2005), a fim de apresentar definições do campo acadêmico sobre a atividade jornalística. Após, entendeu-se ser relevante fazer uma contextualização da emergência do jornalismo torcedor a partir da segunda metade da década de 2010. Isso porque identificou-se que a existência deste produto comunicacional significa uma alteração no padrão de consumo de jornalismo esportivo, mudança impulsionada pelas forças da Cauda Longa, uma vez que é um produto que atende à demanda de um grupo de nicho (torcedores), diferentemente do jornalismo esportivo tradicional, produzido para o consumo de massa. Na etapa seguinte, então, concentrou-se em buscar o referencial teórico a respeito do jornalismo esportivo, considerado por Alcoba (2011) como uma especialização do jornalismo, com a intenção de verificar se o jornalismo torcedor é composto por elementos que o aproxima daqueles descritos na literatura acadêmica. Outro ponto que se considerou importante para esta pesquisa foi resgatar a construção da relação cultural que existe entre a sociedade brasileira e o futebol, já que a cobertura jornalística teve papel determinante na formação desse vínculo. Por fim, comparou-se a cobertura jornalística de um veículo de comunicação produtor de jornalismo esportivo tradicional (GE.com) com a cobertura de um veículo de comunicação produtor de jornalismo esportivo torcedor (Meu Timão), para observar semelhanças e diferenças entre os formatos. Ao final, concluiu-se que o jornalismo torcedor pode ser considerado jornalismo, pois, ao menos a respeito do objeto analisado, observou-se que os critérios de noticiabilidade, o entendimento sobre fontes de informação, a linguagem e a estrutura da produção textual atendem aos mesmos padrões observados no produto jornalístico tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThis study was conducted with the aim of understanding whether "fan journalism" can be considered a journalistic product. Initially, a bibliographic consultation was conducted, primarily referencing the work of Traquina (2005), in order to present definitions from the academic field about journalistic activity. Afterwards, it was deemed relevant to contextualize the emergence of fan journalism from the second half of the 2010s. Because it was identified that the existence of this communicative product signifies a change in the consumption pattern of sports journalism, a shift driven by the forces of the Long Tail, as it is a product that caters to the demand of a niche group (fans), unlike traditional sports journalism produced for mass consumption. In the next step, the focus was on seeking the theoretical framework regarding sports journalism, considered by Alcoba (2011) as a specialization of journalism, with the intention of verifying whether fan journalism consists of elements that bring it closer to those described in academic literature. Another point considered important for this research was to retrieve the construction of the cultural relationship that exists between brazilian society and football, since journalistic coverage played a decisive role in the formation of this bond. Finally, the journalistic coverage of a traditional sports journalism media outlet (GE.com) was compared with the coverage of a fan sports journalism media outlet (Meu Timão) to observe similarities and differences between the formats. In conclusion, it was determined that fan journalism can be considered journalism because, at least with respect to the object analyzed, it was observed that the newsworthiness criteria, understanding of information sources, language and structure of textual production adhere to the same standards observed in traditional journalistic products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectFan journalismen
dc.subjectSports journalismen
dc.subjectLong tailen
dc.titleA cauda longa do jornalismo esportivo : um estudo sobre o jornalismo torcedorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194396pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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