Jornalismo automotivo e enquadramento : uma análise das reportagens na Revista Quatro Rodas
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo do presente trabalho é entender o enquadramento jornalístico do automóvel na Revista Quatro Rodas. Para isso, foram selecionadas para análise 16 reportagens publicadas na revista entre os anos de 1968 a 2019. Por meio da metodologia da Análise de Discurso, identificou-se que a pauta automotiva é abordada pela Quatro Rodas a partir de uma formação discursiva nomeada como "centralidade do automóvel como meio de transporte individual", a qual se desdobra em quatro sentidos: "experiência ...
O objetivo do presente trabalho é entender o enquadramento jornalístico do automóvel na Revista Quatro Rodas. Para isso, foram selecionadas para análise 16 reportagens publicadas na revista entre os anos de 1968 a 2019. Por meio da metodologia da Análise de Discurso, identificou-se que a pauta automotiva é abordada pela Quatro Rodas a partir de uma formação discursiva nomeada como "centralidade do automóvel como meio de transporte individual", a qual se desdobra em quatro sentidos: "experiência excursionista", "instrumento de adoração", "bem de consumo durável" e "objeto de apuração jornalística". O trabalho conclui que o discurso da Quatro Rodas apresenta um equilíbrio entre a narrativa racional e emocional. Apesar da relativa independência da indústria automotiva, a narrativa jornalística está subordinada a ela. ...
Abstract
The objective of this work is to understand the journalistic framework of the automobile in the magazine Quatro Rodas. For this, 16 reports published in the magazine between 1968 and 2019 were selected for analysis. Through the methodology of Discourse Analysis, it was identified that the automotive agenda is approached by Quatro Rodas from a discursive formation named as "centrality of the car as an individual means of transport", which unfolds in four directions: "excursionist/recreational ex ...
The objective of this work is to understand the journalistic framework of the automobile in the magazine Quatro Rodas. For this, 16 reports published in the magazine between 1968 and 2019 were selected for analysis. Through the methodology of Discourse Analysis, it was identified that the automotive agenda is approached by Quatro Rodas from a discursive formation named as "centrality of the car as an individual means of transport", which unfolds in four directions: "excursionist/recreational experience", "instrument of worship/idolatry", "durable consumer good" and "object of journalistic investigation". The work concludes that the discourse of Quatro Rodas presents a balance between the rational and emotional narrative. Despite the relative independence of the automotive industry, the journalistic narrative is subordinate to it. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License