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dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorBier, Mariana Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T04:57:33Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272396pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar e compreender os processos de produção de sentido na fotografia de moda, identificando as relações semióticas mobilizadas na análise do editorial de moda Feira Popular Brasileira Digital em relação com a estética do glamour. O editorial, produzido pelo coletivo Brazil 1,99, foi veiculado em meio digital, pelo Instagram e posteriormente pelo site do coletivo. Considerando o conceito de glamour como uma estética derivada de uma íntima ligação com as culturas do consumo e com a esfera mercantilizada da experiência no capitalismo tardio (NEVES, 2021), esta aparece com frequência em fotografias de moda atuando como um mecanismo escapista da realidade, ao produzir um repertório encantador e sedutor para o público (RAMIRES, 2014). Portanto, para analisar a proximidade do editorial de moda Feira Popular Brasileira Digital com o conceito de glamour, foi mobilizado o elemento da cor. Para realizar determinada análise, utilizou-se a metodologia qualitativa com análise documental baseada na semiótica peirceana. Com a conclusão da pesquisa, considerou-se que o editorial analisado estabelece um diálogo com o processo de glamourização, mas que quanto ao elemento da cor, afasta-se da estética do glamour.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the ways to understand fashion photography, focusing on semiotics relations which were mobilized in the colors of the fashion editorial Feira Popular Brasileira Digital analysis. The fashion editorial produced by Brazil 1,99 was published on digital media, first on Instagram, then at the brand website. Considering the concept of glamour as an aesthetic which came from consumer cultures and the commodified sphere of experience in late capitalism, this aesthetic appears often on fashion photography, working as an escapist mechanism of reality, by producing an enchanting and seductive repertoire for the public. To perform this paper analysis, we develop a qualitative methodology based on Peircean semiotics. We concluded that the fashion editorial Feira Popular Brasileira Digital does dialogue with the concept of glamour, but analyzing the colors it doesn’t get closer to glamour.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectFashion photographyen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSemioticen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectGlamouren
dc.subjectFashion editorialen
dc.titleA cor como signo : uma análise semiótica sobre o glamour no editorial de moda "Feira Popular Brasileira Digital"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCunha, João Fabricio Flores dapt_BR
dc.identifier.nrb001194728pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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