"Eu sou apenas uma garota que tinha o sonho de mudar o mundo" : uma análise da minissérie The Dropout a partir da tradução intersemiótica do podcast homônimo
dc.contributor.advisor | Oliveira, Felipe Moura de | pt_BR |
dc.contributor.author | Vieira, Lucas dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T04:57:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272395 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisa como a minissérie The Dropout traduz os sentidos apresentados no podcast homônimo em sua adaptação, utilizando a tradução intersemiótica como a principal guia teórico-metodológico. A minissérie tem origem em um podcast de jornalismo da ABC News abordando a história da empresária Elizabeth Holmes, sua ascensão e queda com a empresa Theranos, e a proposta, não-concretizada, de exames de sangue realizados com apenas uma gota. Posteriormente, o projeto foi adaptado para o streaming audiovisual, em formato de ficção. A partir desta concepção, procurou-se analisar de que maneira os sentidos presentes em um meio foram traduzidos para o outro, utilizando um arranjo metodológico original, através da criação de quatro categorias, inspiradas na análise de conteúdo, para decomposição dos episódios: Sentidos Preservados, Sentidos Reinterpretados, Sentidos Descartados e Sentidos Adicionados. O trabalho se utilizou das teorias de Charles S. Peirce, em especial por meio da leitura de Lucia Santaella, e da perspectiva da tradução intersemiótica aliada aos estudos de Yuri Lotman, por meio de Irene Machado. Inicialmente, a conclusão é que a adaptação de The Dropout utiliza dos Sentidos Reinterpretados como uma forma de trazer informações ou acontecimentos relevantes para o público sem a necessidade de seguir exatamente o que é reportado no podcast, aproveitando as possibilidades que o meio oferece. Em relação aos Sentidos Preservados, suas presenças são marcadas, mesmo que não sejam tão recorrentes como outras categorias. A possibilidade que uma cena audiovisual possui de transmitir informações em apenas alguns segundos faz com que essa tradução entre as linguagens consiga comunicar sentidos de forma semelhante. Ademais, as categorias de Sentidos Adicionados e Sentidos Descartados reforçam que, para além das diferenças de mídia, áudio e audiovisual, as construções de estrutura e de escolhas narrativas de cada meio permitem explorar facetas diferentes de um mesmo objeto. Essa relação interlinguagens entre os dois produtos cria a necessidade de substituição e complementaridade de signos, que atuam em diferentes graus de abstração e concreção ao que significam. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research seeks to understand how the miniseries The Dropout translates the meanings presented in its homonymous podcast in its adaptation, using intersemiotic translation as the main theoretical-metodologic guide. The miniseries originated as an ABC News journalism podcast approaching Elizabeth Holmes’ story, ascendance and fall from grace, along with her company Theranos and the proposal, never fulfilled, to provide blood tests with a single drop. Afterward, the project was adapted into a streaming miniseries, in the fictional format. Through this background, this work wanted to analyze in which way the meanings identified in one medium were translated onto the other, using an original methodological proposal, through the creation of four categories: Preserved Meanings, Reinterpreted Meanings, Dismissed Meanings and Added Meanings. The research used Charles S. Peirce’s theories, through readings of Lucia Santaella, and the perspective of the intersemiotic translation combined with Yuri Lotman’ studies, using Irene Machado as an intermediate. Initially, it was possible to conclude that The Dropout’s adaptation uses the Reinterpreted Meaning as a way to bring relevant information and events to the audience without the need to follow exactly what is described in the podcast, enjoying the possibilities its medium provides. Regarding the Preserved Meanings, their presence is marked, even though they aren’t as recurring as the other categories. The possibility in which an audiovisual scene has of conveying information in only a few seconds makes it as this translation between languages can communicate meanings in a similar way. Furthermore, the perspectives surrounding the Added Meanings and Dismissed Meanings reinforce that, beyond the media differences, audio and audiovisual, the structure building and the narrative choices of each medium allow them to explore different facets of the same object. This interlanguage relationship creates the need for substitution and complementarity of the signs, that act in different degrees of abstraction and concretion to what they mean. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | The Dropout | en |
dc.subject | Minissérie de televisão | pt_BR |
dc.subject | Intersemiotic translation | en |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Podcast | en |
dc.subject | Journalism | en |
dc.subject | Serial fiction | en |
dc.title | "Eu sou apenas uma garota que tinha o sonho de mudar o mundo" : uma análise da minissérie The Dropout a partir da tradução intersemiótica do podcast homônimo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194634 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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