Estudos sobre gamificação para o ensino de línguas adicionais : um levantamento bibliográfico
dc.contributor.advisor | Welp, Anamaria Kurtz de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Leonardo Teixeira Madrid | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T05:03:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/272303 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica, cuja finalidade foi contribuir para a investigação de Ramos (2021) sobre os usos da Gamificação no campo do ensino-aprendizagem de línguas adicionais (LA) e na formação de professores de LA gamificadores. Os procedimentos de investigação aqui descritos dizem respeito a um levantamento abrangente de literatura, que envolveu a seleção e a análise de publicações da produção acadêmica recente sobre o desenvolvimento de iniciativas pedagógicas gamificadas nas plataformas virtuais Google Acadêmico (GA), Portal de Periódicos CAPES (PPC) e Catálogo de Teses e Dissertações CAPES (CTDC). Como parâmetros de seleção das publicações para a análise, foi delimitado o período de publicação, abrangendo trabalhos publicados entre os anos de 2015 e 2019. Foram estabelecidas como línguas de publicação o Inglês, o Português e o Espanhol e foram definidas duas palavras-chave de cada língua para as buscas, sendo elas: Gamification; Language; Gamificação; Língua; Gamificación; e Lengua. Da mesma forma, foram definidos três gêneros de trabalhos acadêmicos: artigos publicados em periódicos (plataformas GA e PPC), teses (plataforma CTDC) e dissertações (plataforma CTDC). Ao todo, foram selecionados 410 trabalhos, dos quais, após um processo de análise, 46 foram considerados relevantes e adequados às finalidades da pesquisa. Os procedimentos aqui descritos se apoiam no seguinte aporte teórico: 1) o ensino-aprendizagem de línguas adicionais; 2) os multiletramentos; 3) a teoria sociocultural e o papel da brincadeira e do jogo; e 4) a gamificação no ambiente pedagógico. Os resultados provenientes da seleção e da análise aqui descritas visam a contribuir com os estudos do campo da Linguística Aplicada sobre Gamificação no ensino-aprendizagem de LA e sobre formação de professores de LA. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents a literature review on the uses of Gamification in the field of additional languages (AL) teaching. As part of a research project conducted by Ramos (2021), the purpose of the work described here was to contribute to gamification practices in AL teacher education. The investigation procedures concerned a wide literature review, which involved the selection and analysis of recent academic publications on the development of gamified pedagogical initiatives from Google Scholar (GS), Portal de Periódicos CAPES (PPC) and Catálogo de Teses e Dissertações CAPES (CTDC). As parameters for selection, the period of publication and the languages of publication were delimited, covering papers published between 2015 and 2019, in English, Portuguese and Spanish. In addition, two keywords from each language were chosen for the searches, as follows: Gamification; Language; Gamificação; Língua; Gamificación; and Lengua. Likewise, three academic genres were decided as publication genres: articles published in journals (GA and PPC platforms), theses (CTDC platform) and dissertations (CTDC platform). As a result, 410 works were selected, of which 46 were considered relevant and adequate for the purposes of the research, after an analysis process. The procedures described here are based on the following theoretical fields: 1) additional language teaching; 2) multiliteracies; 3) sociocultural theory and the role of play and game; and 4) gamification and the pedagogical environment. The results from the selection and analysis described here aim to contribute to studies in the field of Applied Linguistics on Gamification in AL teaching and learning and on AL teacher education. | en |
dc.description.abstract | Este artículo presenta una revisión de la literatura sobre los usos de la gamificación en el campo de la enseñanza de lenguas adicionales (LA). Como parte de un proyecto de investigación realizado por Ramos (2021), el propósito del trabajo aquí descrito fue el de contribuir a las prácticas de gamificación en la formación docente de LA. Los procedimientos de investigación han consistido en una amplia revisión de la literatura, que implicó la selección y el análisis de publicaciones académicas recientes sobre el desarrollo de iniciativas pedagógicas gamificadas desde Google Académico (GA), Portal de Periódicos CAPES (PPC) y Catálogo de Teses e Dissertações CAPES (CTDC). Como parámetros de selección, se delimitaron el período de publicación y las lenguas de búsqueda, abarcando trabajos publicados entre 2015 y 2019, en inglés, portugués y español. Además, se eligieron dos palabras clave de cada idioma para las búsquedas, que son las siguientes: Gamification; Language; Gamificação; Língua; Gamificación; y Lengua. Encima, se decidieron tres géneros académicos como géneros de publicación, a saber: artículos científicos (plataformas GA y PPC), tesis (plataforma CTDC) y disertaciones (plataforma CTDC). Como resultado, se seleccionaron 410 trabajos, de los cuales, tras un proceso de análisis, 46 fueron considerados relevantes y adecuados para los propósitos de la investigación. Los procedimientos aquí descritos se basan en los siguientes campos teóricos: 1) enseñanza de lenguas adicionales; 2) los multiletramentos; 3) teoría sociocultural y el rol de los juegos; y 4) gamificación y el entorno pedagógico. Los resultados de la selección y del análisis aquí descritos tienen como objetivo contribuir a los estudios en el campo de la Lingüística Aplicada sobre gamificación en la enseñanza y aprendizaje de LA y en la formación de profesores de LA. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gamification | en |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Multiletramento | pt_BR |
dc.subject | Multiliteracies | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | en |
dc.subject | Additional languages | en |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Gamificación | es |
dc.subject | Multiletramentos | es |
dc.subject | Enseñanza y aprendizaje | es |
dc.subject | Lenguas adicionales | es |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.title | Estudos sobre gamificação para o ensino de línguas adicionais : um levantamento bibliográfico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001137426 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Espanhol: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Letras (1180)