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dc.contributor.authorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T05:03:19Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2238-5126pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272291pt_BR
dc.description.abstractEstudo historiográfico que recupera e analisa a gênese do rádio como negócio no Brasil no final da década de 1920 e no início da de 1930. Considera, para tal, os modelos de periodização histórica do rádio propostos por Ferraretto (2012) e Bolaño (2012). Faz isso à luz de pressupostos teóricos e metodológicos oferecidos por Flichy (1991), Mosco (1996) e Schudson (1993). Descreve, assim, a transformação da Rádio Record, de São Paulo, em emissora comercial e o impacto dessa iniciativa em outras estações, como a Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro. No processo de configuração do rádio comercial, destaca o papel: (1) do Decreto nº 21.111, de 1º de março de 1932; (2) do empresário Paulo Machado de Carvalho e dos radialistas César Ladeira e Ademar Casé; (3) do estabelecimento do elenco fixo e exclusivo; e (4) da reorganização do conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractA historiographical study that recovers and analyzes the genesis of radio as a business in Brazil in the late 1920s and early 1930s. For this purpose, it considers the historical periodization models of radio proposed by Ferraretto (2012) and Bolaño (2012). It does so in the light of theoretical and methodological assumptions offered by Flichy (1991), Mosco (1996), and Schudson (1993). It thus describes the transformation of Record, from São Paulo, into a commercial broadcaster and the impact of this initiative on other stations such as Mayrink Veiga, from Rio de Janeiro. In the process of setting up commercial radio, it highlights the relevance of: (1) decree n. 21,111, of March 1, 1932; (2) businessman Paulo Machado de Carvalho and broadcasting professionals César Ladeira and Ademar Casé; (3) the establishment of the fixed and exclusive cast; and (4) the organization of content.en
dc.description.abstractEstudio historiográfico que recupera y analiza la génesis de la radio como negocio en Brasil a fines de la década de 1920 y principios de la de 1930. Para ello, considera los modelos de periodización histórica de la radio propuestos por Ferraretto (2012) y Bolaño (2012). Lo hace a la luz de los parámetros teóricos y metodológicos ofrecidos por Flichy (1991), Mosco (1996) y Schudson (1993). Describe así la transformación de Record, de São Paulo, en una emisora comercial y el impacto de esta iniciativa en otras estaciones como Mayrink Veiga, de Río de Janeiro. En el proceso de instalación de la radio comercial, destaca la importancia: (1) del decreto n. 21.111, del 1 de marzo de 1932; (2) del empresario Paulo Machado de Carvalho y de los profesionales de la radio César Ladeira y Ademar Casé; (3) del establecimiento del elenco fijo y exclusivo; y (4) de la organización del contenido.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Mídia. Curitiba, PR. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2023), p. 154-172pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRádio (Comunicação) : História : Brasilpt_BR
dc.subjectHistory of radioen
dc.subjectCommercial radioen
dc.subjectRádio Recorden
dc.subjectRádio Mayrink Veigaen
dc.subjectHistoria de la radioes
dc.subjectRadio comerciales
dc.subjectRádio Recordes
dc.titleUm aniversário quase esquecido : os 90 anos (ou mais) do rádio comercial no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeAn almost forgotten birthday : 90 years (or more) of commercial radio in Brazilen
dc.title.alternativeUn cumpleaños casi olvidado : 90 años (o más) de radio comercial en Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196444pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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