Show simple item record

dc.contributor.authorLacerda, Matheus Centa dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T05:03:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn0104-9739pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272274pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga como ocorre a constituição do conhecimento matemático, por meio de um conjunto de atividades que envolvem bases numéricas e concepções de gêneros. De acordo com a base metodológica qualitativa, a pesquisa teve a suaprodução de dados em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre, com estudantes da etapa do 9º ano do ensino fundamental. Desse modo, sob referencial teórico que aborda a pluralidadede sexualidades e gêneros, coadunando com os movimentos de respeito a e de resistência da comunidade LGBTQIA+, analisa dados que apontam para as experiências estéticas na realização das atividades, ao passo que várias situações com base nessas experiências com o sentido da imagem atribuída a pessoas foram relevantes para as/es/os participantes constituírem conhecimento matemático. Também, mostra que os marcadores sociais existem e são empregados para padronizar as pessoas, tomando a ideia de modelos, padrões como um importante foco do pensamento matemático.pt_BR
dc.description.abstractThis article investigates how mathematical knowledge is constituted through a set of activities involving numerical bases and conceptions of genres. According to the qualitative methodological basis, the research was carried out in a state school in the city of Porto Alegre, with students in the 9th grade of elementary school. Thus, under a theoretical framework that addresses the plurality of sexualities and genders, in line with the movements of respect and resistance of the LGBTQIA+ community, it analyzes data that point to aesthetic experiences in carrying out the activities, while various situations based on these experiences with the meaning of the image attributed to people were relevant for the participants to constitute mathematical knowledge. It also shows that social markers exist and are used to standardize people, taking the idea of models, patterns as an important focus of mathematical thinking.en
dc.description.abstractEste artículo investiga cómo se constituye el conocimiento matemático a través de un conjunto de actividades que involucran bases numéricas y concepciones de género. Con base en una metodología cualitativa, la investigación se realizó en una escuela pública de la ciudad de Porto Alegre, con alumnos del 9º año de la enseñanza primaria. Así, bajo un marco teórico que aborda la pluralidad de sexualidades y géneros, en consonancia con los movimientos de respeto y resistencia de la comunidad LGBTQIA+, analiza datos que apuntan a experiencias estéticas en larealización de las actividades, mientras que diversas situaciones basadas en estas experiencias con el significado de la imagen atribuida a las personas fueron relevantes para los participantes para constituir el conocimiento matemático. También muestra que los marcadores sociales existen y se utilizan para normalizar a las personas, tomando la idea de modelos y patrones como un foco importante del pensamiento matemático.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBoletim GEPEM. Rio de Janeiro. N. 83 (2023), p. 306-324pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectQueer theoryen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeoria queerpt_BR
dc.subjectAesthetic experiencesen
dc.subjectGender Identitiesen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducación matemáticaes
dc.subjectTeoría queeres
dc.subjectMarcadores socialeses
dc.subjectExperiencias estéticases
dc.subjectIdentidades de géneroes
dc.titleA experiência estética questionando os marcadores sociais presentes em atividades-matemáticas de bases numéricas e gênerospt_BR
dc.title.alternativeThe aesthetic experience questioning the social markers present in mathematical activities of numerical bases and genres en
dc.title.alternativeLa experiencia estética cuestiona los marcadores sociales presentes en las actividades matemáticas con bases y géneros numéricos es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001196143pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record