Trabalho, formação e política em debate na pesquisa-intervenção em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porto Alegre (RS)
View/ Open
Date
2023Type
Title alternative
Work, professional development, and politics in debate in an intervention-research in a Basic Health Unit in Porto Alegre (RS)
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo coloca em debate a relação entre trabalho, formação e política a partir de uma experiência de pesquisa-intervenção realizada com trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde do município de Porto Alegre. Iniciamos posicionando a tríade “trabalho-formação-política” esboçando a compreensão que temos dessa relação. A seguir, apresentamos os principais operadores teórico-metodológicos utilizados na pesquisa, destacando o emprego da cartografia e o dispositivo da instrução ao sósia. Por ...
Este artigo coloca em debate a relação entre trabalho, formação e política a partir de uma experiência de pesquisa-intervenção realizada com trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde do município de Porto Alegre. Iniciamos posicionando a tríade “trabalho-formação-política” esboçando a compreensão que temos dessa relação. A seguir, apresentamos os principais operadores teórico-metodológicos utilizados na pesquisa, destacando o emprego da cartografia e o dispositivo da instrução ao sósia. Por fim, desenvolvemos trechos do material analisado por meio dos operadores conceituais e metodológicos propostos, indicando que a análise da atividade suscita a colocação de problemas aos saberes construídos no trabalho, constituindo outras maneiras de trabalhar em meio a debates que envolvem decisões relacionadas aos impactos do trabalho para os trabalhadores e o território onde atuam. Concluímos, com base na investigação feita, que a construção de saberes ao trabalhar não é somente uma tessitura de si ou de saberes, mas também, e necessariamente, da própria política, visto que viver o/no/pelo trabalho, renormatizando os processos, implica a tessitura dos modos de viver em conjunto. ...
Abstract
This article discusses the relationship between work, professional development, and politics based on an intervention-research experience conducted with workers of a Basic Health Unit in the city of Porto Alegre. We begin by positioning the “work-education-politics” triad, outlining our understanding of this relationship. Next, we present the main theoretical-methodological operators used in this research, highlighting the use of cartography and the device of the instruction to the double. Fina ...
This article discusses the relationship between work, professional development, and politics based on an intervention-research experience conducted with workers of a Basic Health Unit in the city of Porto Alegre. We begin by positioning the “work-education-politics” triad, outlining our understanding of this relationship. Next, we present the main theoretical-methodological operators used in this research, highlighting the use of cartography and the device of the instruction to the double. Finally, we developed excerpts of the analyzed material with the proposed conceptual and methodological operators, indicating that the analysis of the activity leads to posing problems to the knowledge built at work, constituting other ways of working in the midst of debates that involve decisions related to the impacts of the work for the workers and the territory where they work. We conclude, based on the investigation carried out, that the construction of knowledge when working is not only a weaving of itself, or of knowledge, but also, and necessarily, of the policy itself, since living the/in/through work, normalizing the processes again, implies weaving the modes to live together. ...
In
Cadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo. Vol. 26 (2023), e-193406 , [ 13 f.]
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)
This item is licensed under a Creative Commons License