Interiores corporativos paulistas : estudos de caso de layout de escritórios projetados na década de 2010 e publicados nas revistas AU e Projeto
Fecha
2023Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Otro título
São Paulo corporate interiors : case studies of office layouts designed in the 2010s and published in AU and Projeto magazines
Materia
Resumo
Os elementos que definem os interiores dos escritórios e a sua configuração são relevantes para a qualidade ambiental e para a realização das tarefas nos espaços de trabalho. Dentre estes, encontram-se questões como privacidade, interação, concentração e funcionalidade que estão diretamente ligadas ao layout. Neste sentido, esta pesquisa visa demonstrar como elementos de composição do espaço interior atuaram na evolução do layout de um conjunto de escritórios corporativos publicados nas revista ...
Os elementos que definem os interiores dos escritórios e a sua configuração são relevantes para a qualidade ambiental e para a realização das tarefas nos espaços de trabalho. Dentre estes, encontram-se questões como privacidade, interação, concentração e funcionalidade que estão diretamente ligadas ao layout. Neste sentido, esta pesquisa visa demonstrar como elementos de composição do espaço interior atuaram na evolução do layout de um conjunto de escritórios corporativos publicados nas revistas AU e Projeto entre os anos de 2000 e 2010. São definidos quatro estudos de caso, considerando escritórios localizados em edifícios corporativos de planta livre, com extensão variando entre 250 m2 a 2.000m2 , em duas instâncias: a década de 2010 e publicação imediatamente anterior a essa. Os projetos foram examinados com base numa matriz de análise, elaborada a partir do referencial teórico e de três critérios: limites, objetos e percepções. Como resultados, nos escritórios da década de 2010, foi possível verificar uma diversificação de ambientes que visavam facilitar e apoiar a realização das tarefas, bem como um incremento de áreas dedicadas a proporcionar bem-estar e comodidades aos funcionários, seguindo as tendências apontadas no referencial teórico desta pesquisa. Também observou-se uma diminuição do uso de limites verticais; maior exploração dos limites horizontais; diversificação do mobiliário junto ao setor operacional; peças de design assinado mobiliando tanto espaços destinados aos funcionários quanto ao público externo; escritórios oferecendo uma atmosfera descontraída e aconchegante proporcionada pela inserção de elementos coloridos, iluminação diversificada e com lâmpadas com temperatura de cor mais quente e uso de elementos do design biofílico. ...
Abstract
The elements that define office interiors and their configuration are relevant to environmental quality and task performance in workspaces. Among these, issues such as privacy, interaction, concentration and functionality are directly linked to the layout. This research aims to demonstrate how elements of interior space composition have influenced the evolution of the layout of a set of corporate offices published in AU and Projeto magazines between the 2000s and 2010s. Four case studies are de ...
The elements that define office interiors and their configuration are relevant to environmental quality and task performance in workspaces. Among these, issues such as privacy, interaction, concentration and functionality are directly linked to the layout. This research aims to demonstrate how elements of interior space composition have influenced the evolution of the layout of a set of corporate offices published in AU and Projeto magazines between the 2000s and 2010s. Four case studies are defined, considering offices located in open-plan corporate buildings, ranging in size from 250 m2 to 2.000 m2 , in two instances: the 2010s and the publication immediately prior to that. The projects were examined based on an analysis matrix, develop from the theoretical framework and three criteria: boundaries, objects and perceptions. As a result, in offices of the 2010s, it was possible to verify a diversification of environments aimed at facilitating and supporting task completion, as well as an increase in areas dedicated to providing well-being and amenities to employees, following the trends outlined in the theoretical framework of this research. It was also observed a decrease in the use of vertical boundaries; greater exploration of horizontal boundaries; diversification of furniture within the operational sector, pieces of signed design furnishing both spaces destined for employees and for the external public; offices offering a relaxed and cozy atmosphere provided by the insertion of colorful elements, diversified lighting with warmer color temperature lamps, and the use of elements from biophilic design. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura.
Colecciones
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