O “fazer diferente” na perspectiva de docentes de Matemática : efeitos da racionalidade neoliberal
Fecha
2023Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação é fruto de uma caminhada investigativa que se propôs a problematizar enunciações de professores de matemática sobre a incessante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Procurou-se assim, nessa trajetória, responder às indagações: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Que relações guardam com o neoliberalismo? Para abordar essas questões, foram realizadas ...
Esta dissertação é fruto de uma caminhada investigativa que se propôs a problematizar enunciações de professores de matemática sobre a incessante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Procurou-se assim, nessa trajetória, responder às indagações: Que discursos contemporâneos sustentam o movimento do docente de matemática que busca sempre fazer algo diferente no exercício da docência? Que relações guardam com o neoliberalismo? Para abordar essas questões, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de matemática, provenientes de duas instituições de ensino em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre/RS. Os fundamentos teóricos que deram base a esta pesquisa incluíram as contribuições de estudiosos como Michel Foucault, Suely Rolnik, Byung-Chul Han, Pierre Dardot e Christian Laval, entre outros. A análise do material empírico foi guiada pela perspectiva da análise de discurso foucaultiana. Ao percorrer os caminhos de análise, procurou-se vislumbrar a paisagem de tal maneira a destacar as aproximações e recorrências, assim como os distanciamentos e singularidades nas enunciações. Assim, realizou-se o agrupamento de enunciações em densidades analíticas, sendo elas: os diferentes sentidos atribuídos ao “fazer diferente”, a motivação e automotivação como disparador do movimento de “fazer diferente” e as consequências decorrentes desse movimento: o cansaço do docente. Observou-se que as enunciações apresentam reverberações de uma lógica neoliberal e que o conceito de “fazer diferente” muitas vezes é associado com inovação. Também se observou que esses enunciados podem ser entendidos como disruptivos, pois rompem com abordagens de ensino já consolidadas. Compreendeu-se esse rompimento com as práticas educacionais como um dos resultados da subjetivação das docentes por uma lógica neoliberal e uma lógica de fluidez que tem a instantaneidade e o curto prazo como características necessárias para atender as demandas atuais do mercado. Foi possível notar que a ideia do movimento de “fazer diferente” manifestada nas falas das docentes é impulsionada pela busca de motivação dos estudantes, ou seja, a motivação serve como um dos disparadores desse movimento e, como consequência desse processo, tem-se a motivação do docente. Percebeu-se também que a busca pelo “fazer diferente” pela busca de motivação e automotivação pode ser cansativa. Conclui-se, portanto, que é crucial permitir pausas, resgatar momentos de ócio, praticar a negação e cultivar a atenção plena. Essas pausas são estratégicas para equilibrar o ritmo frenético de mudanças sem, no entanto, sucumbir à inércia ou à ausência de movimento. Esses momentos de pausa permitem um olhar mais atento, contemplativo e aguçado sobre as estratégias já implementadas, que podem ter se mostrado eficazes em determinados momentos. ...
Abstract
This dissertation is the result of an investigative journey that aimed to problematize statements made by mathematics teachers about the incessant need to do something different in the exercise of teaching. Thus, in this trajectory, we sought to answer the questions: What contemporary discourses support the movement of mathematics teachers who always seek to do something different in teaching? What connections do these discourses have with neoliberalism? To address these issues, semi-structured ...
This dissertation is the result of an investigative journey that aimed to problematize statements made by mathematics teachers about the incessant need to do something different in the exercise of teaching. Thus, in this trajectory, we sought to answer the questions: What contemporary discourses support the movement of mathematics teachers who always seek to do something different in teaching? What connections do these discourses have with neoliberalism? To address these issues, semi-structured interviews were carried out with four mathematics teachers, from two educational institutions in Novo Hamburgo, metropolitan region of Porto Alegre/RS. The theoretical framework that supported this research included contributions from scholars such as Michel Foucault, Suely Rolnik, Byung-Chul Han, Pierre Dardot and Christian Laval, among others. The analysis of the empirical material was guided by the perspective of Foucauldian discourse analysis. When following the paths of analysis, we sought to glimpse the landscape in such a way as to highlight the approximations and recurrences, as well as the distances and singularities in the enunciations. Thus, statements were grouped into analytical densities, namely: the different meanings attributed to “doing differently”, motivation and self-motivation as a trigger for the movement of “doing differently” and the consequences resulting from this movement: teacher fatigue. It was observed that the statements present reverberations of a neoliberal logic and that the concept of “doing differently” is often associated with innovation. It was also observed that these enunciation can be understood as disruptive, as they break with already consolidated teaching approaches. This break with educational practices was understood as one of the results of the subjectivation of teachers by a neoliberal logic and a logic of fluidity that has instantaneity and short term as necessary characteristics to meet current market demands. It was possible to notice that the idea of the movement of “doing differently” expressed in the teachers’ statements, is driven by the students’ search for motivation, that is, motivation serves as one of the triggers of this movement and as a consequence of this process, there is motivation of the teacher. It was also noticed that the search for doing something different in the search for motivation and self-motivation can be tiring. It follows, therefore, that it is crucial to allow breaks, rescue moments of idleness, practice denial and cultivate mindfulness. These pauses are strategic to balance the frantic pace of change, without, however, succumbing to inertia or lack of movement. These moments of pause allow for a more attentive, contemplative and sharp look at the strategies already implemented, which may have proven effective at certain times. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
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