Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonetto, Élida Pasinipt_BR
dc.contributor.authorPrado, Henrique Vargas dopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T05:00:42Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272085pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de Geologia para o público-alvo de sexto ano do Ensino Fundamental – anos finais. Essa ideia surge em função das dificuldades para encontrar referências de propostas pedagógicas sobre este assunto no decorrer do Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia. Além disso, destaca-se e importância de se estudar a Terra junto aos estudantes, tendo em vista as mudanças climáticas que constantemente são pauta de notícias nas mídias. Com isso, os objetivos desta pesquisa são tornar o ensino e aprendizagem deste conteúdo mais prático, dinâmico e reflexivo por meio da elaboração desta SD; nela, os alunos conhecem os principais eventos ao longo da existência do universo e das eras geológicas; compreendem a ordem cronológica destes eventos; e interpretam textos e imagens presentes em notícias atuais e nas demais atividades. Para torná-la possível, foi feito o levantamento bibliográfico de textos que discutem a Geografia Escolar, alguns conceitos importantes à Geologia, o conceito de Sequência Didática, a Geografia nas SDs e o levantamento de relatórios que mostram as causas e efeitos das ações antrópicas no planeta. Sua apresentação foi realizada no Canva – uma plataforma virtual de design gráfico. Em seguida, é feita uma descrição sobre as atividades desenvolvidas nos encontros da SD, que contam com elaboração de um Calendário Cósmico, adaptação da idade da Terra com alguns metros de barbante, aproximação do cotidiano dos alunos e interpretação de notícias relacionadas às causas e consequências das mudanças climáticas. Por fim, se entende os resultados do trabalho sob a perspectiva dos alunos e dos professores, no que tange a importância de aproximar o diálogo do conteúdo à realidade do estudante, para que este compreenda a leitura do espaço em que vive, usando as ferramentas que a Geografia pode lhe proporcionar, sendo capaz de pensar/agir criticamente e com autonomia.pt_BR
dc.description.abstractThis work proposes the development of a Didactic Sequence (DS) about Geology content for the target audience of the sixth year of Elementary School. This idea arises due to the author’s difficulties in finding references of pedagogical proposals on this subject when carrying out a Supervised Internship for Graduation in Geography to become teacher and the importance of studying the Earth with students, even more so with the climate changes that constantly are the subject of news in the media. Therefore, the objectives of this research are to make the teaching and learning of this content more practical, dynamic and reflective through the elaboration of this DS; In it, students learn about the main events throughout the existence of the universe and geological eras; understand the chronological order of these events; and interpret texts and images present in current news and in other activities. To make it possible, a bibliographical survey was carried out on texts that discuss School Geography, some important concepts in Geology, the concept of Didactic Sequence, Geography in DS and a research of reports that show the causes and effects of anthropic actions in the planet. Its presentation was held on Canva – a virtual graphic design platform. After this, a description is made of the activities carried out in face-to-face SD meetings, which include the creation of a Cosmic Calendar, adaptation of the Earth's age with a few meters of string, approximation of the students' daily lives and interpretation of news related to the causes and consequences of climate change. Finally, the results of the work are understood from the perspective of students and teachers, regarding the importance of bringing the dialogue of the content closer to the student's reality, so they are able to interpret the the space in which they live, using the tools that Geography can provide them, thus being able to think/act critically and autonomously.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectSchool geographyen
dc.subjectGeological timeen
dc.subjectTempo geológicopt_BR
dc.subjectMudanças climáticaspt_BR
dc.subjectCosmic calendaren
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectClimate changesen
dc.subjectDidactic sequenceen
dc.titleSequência didática : uma possibilidade para ensinar e aprender Geologia nas aulas de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197035pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples