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dc.contributor.advisorGurski, Rosept_BR
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Michelle dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-17T04:55:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272028pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado acontece a partir da metodologia psicanalítica, tendo como dispositivo clinico as rodas de R.A.P -Ritmos, Adolescência e Poesia (Gurski& Strzykalski 2015) O NUPPEC/CNPq - Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura – vem, ao longo dos anos, consolidando a construção de dispositivos de escuta no campo social. O trabalho com adolescência contemporânea ao longo dos anos levou oNúcleo a questionar a banalização e os altos índices de criminalização dos atos juvenis, principalmente com jovens em situação de vulnerabilidade social (Gurski, 2017). Tal questionamento nos levou ao campo da socioeducação, onde a partir da interlocução entrea escuta psicanalítica e os estudos de Walter Benjamin passamos a refletir sobre o sofrimento sociopolítico desses jovens e seu lugar na sociedade. (Gurski, 2021a). As Rodas de RAP, acontecem desde 2015, na FASE/RS em Porto Alegre, ancoram-se na livre circulação da palavra junto às narrativas musicais do RAP – gênero em que os jovensarticulam suas vivências com os ritmos do RAP (Gurski & Strzykalski, 2018c). O presente estudo deu isa continuidade às Rodas com uma nova nuance, além de replicar odispositivo, pudemos racializá-lo no âmbito do sistema socioeducativo de Alagoas, considerando que as Rodas de RAP foram realizadas dentro do Quilombo dos Palmares com adolescentes negros inseridos na socioeducação.pt_BR
dc.description.abstractThis master's dissertation is based on the psychoanalytic methodology, with clinical sessions using the R.A.P - Rhythms, Adolescence, and Poetry (Gurski & Strzykalski 2015) as a framework. The NUPPEC/CNPq - Research Center on Psychoanalysis, Education, and Culture - has been steadily developing listening devices in the social field over the years. Working with contemporary adolescence has led the Center to question the trivialization and high rates of criminalization of youth actions, especially among socially vulnerable young people (Gurski, 2017). This questioning hasbrought us into the field of socio-education, where, through the intersection of psychoanalytic listening and the studies of Walter Benjamin, we have begun to reflect onthe socio political suffering of these young people and their place in society (Gurski, 2021a). The RAP sessions have been taking place since 2015 at FASE/RS in Porto Alegreand are grounded in the free flow of words within the musical narratives of RAP – a genrein which young people articulate their experiences with RAP rhythms (Gurski & Strzykalski, 2018c). This study continues the RAP sessions with a new dimension. In addition to replicating the framework, we were able to racialize it within the context of the socio-educational system in Alagoas. These RAP sessions were conducted within the Quilombo dos Palmares with black adolescents who are part of the socio-education system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRap Circlesen
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectMedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectSocioeducationen
dc.subjectEscuta psicanalíticapt_BR
dc.subjectPychoanalysisen
dc.subjectQuilombo dos Palmares and Blacknessen
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectNecropolíticapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectAdolescente em conflito com a leipt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleA escuta psicanalítica de jovens negros no espaço Memorial Quilombo dos Palmares : o quilombismo como efeito ético-político das Rodas de Rappt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196279pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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