A escuta psicanalítica de jovens negros no espaço Memorial Quilombo dos Palmares : o quilombismo como efeito ético-político das Rodas de Rap
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Date
2023Advisor
Academic level
Master
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação de mestrado acontece a partir da metodologia psicanalítica, tendo como dispositivo clinico as rodas de R.A.P -Ritmos, Adolescência e Poesia (Gurski& Strzykalski 2015) O NUPPEC/CNPq - Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura – vem, ao longo dos anos, consolidando a construção de dispositivos de escuta no campo social. O trabalho com adolescência contemporânea ao longo dos anos levou oNúcleo a questionar a banalização e os altos índices de criminalização dos atos juv ...
Esta dissertação de mestrado acontece a partir da metodologia psicanalítica, tendo como dispositivo clinico as rodas de R.A.P -Ritmos, Adolescência e Poesia (Gurski& Strzykalski 2015) O NUPPEC/CNPq - Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura – vem, ao longo dos anos, consolidando a construção de dispositivos de escuta no campo social. O trabalho com adolescência contemporânea ao longo dos anos levou oNúcleo a questionar a banalização e os altos índices de criminalização dos atos juvenis, principalmente com jovens em situação de vulnerabilidade social (Gurski, 2017). Tal questionamento nos levou ao campo da socioeducação, onde a partir da interlocução entrea escuta psicanalítica e os estudos de Walter Benjamin passamos a refletir sobre o sofrimento sociopolítico desses jovens e seu lugar na sociedade. (Gurski, 2021a). As Rodas de RAP, acontecem desde 2015, na FASE/RS em Porto Alegre, ancoram-se na livre circulação da palavra junto às narrativas musicais do RAP – gênero em que os jovensarticulam suas vivências com os ritmos do RAP (Gurski & Strzykalski, 2018c). O presente estudo deu isa continuidade às Rodas com uma nova nuance, além de replicar odispositivo, pudemos racializá-lo no âmbito do sistema socioeducativo de Alagoas, considerando que as Rodas de RAP foram realizadas dentro do Quilombo dos Palmares com adolescentes negros inseridos na socioeducação. ...
Abstract
This master's dissertation is based on the psychoanalytic methodology, with clinical sessions using the R.A.P - Rhythms, Adolescence, and Poetry (Gurski & Strzykalski 2015) as a framework. The NUPPEC/CNPq - Research Center on Psychoanalysis, Education, and Culture - has been steadily developing listening devices in the social field over the years. Working with contemporary adolescence has led the Center to question the trivialization and high rates of criminalization of youth actions, especiall ...
This master's dissertation is based on the psychoanalytic methodology, with clinical sessions using the R.A.P - Rhythms, Adolescence, and Poetry (Gurski & Strzykalski 2015) as a framework. The NUPPEC/CNPq - Research Center on Psychoanalysis, Education, and Culture - has been steadily developing listening devices in the social field over the years. Working with contemporary adolescence has led the Center to question the trivialization and high rates of criminalization of youth actions, especially among socially vulnerable young people (Gurski, 2017). This questioning hasbrought us into the field of socio-education, where, through the intersection of psychoanalytic listening and the studies of Walter Benjamin, we have begun to reflect onthe socio political suffering of these young people and their place in society (Gurski, 2021a). The RAP sessions have been taking place since 2015 at FASE/RS in Porto Alegreand are grounded in the free flow of words within the musical narratives of RAP – a genrein which young people articulate their experiences with RAP rhythms (Gurski & Strzykalski, 2018c). This study continues the RAP sessions with a new dimension. In addition to replicating the framework, we were able to racialize it within the context of the socio-educational system in Alagoas. These RAP sessions were conducted within the Quilombo dos Palmares with black adolescents who are part of the socio-education system. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.
Collections
-
Humanities (7540)
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