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dc.contributor.advisorSilva, Liliam Ramos dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Karina Fátima dospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T05:00:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272005pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar as protagonistas Celie, do livro A cor púrpura (1982), de Alice Walker e a Maria-Nova, do livro Becos da memória (2006), de Conceição Evaristo, buscando aproximar a construção identitária negra dessas duas personagens e a relevância no campo literário. O método de análise utilizado é o da amefricanidade, termo cunhado por Lélia González (1988). O intuito é revelar as similaridades dessas duas personagens e de seus processos de elaboração considerando como base o continente americano que passou pelos processos de colonização e escravização. A teoria e a crítica literária passam pela historiografia que está presente na escrita deste trabalho sendo essa uma das ligações temáticas também entre as personagens. O feminismo negro brasileiro e estadunidense compõe a pesquisa, assim como também conceitos como Mulherismo (1983), de Walker e Escrevivência, de Evaristo. Há a exploração, considerando-se o distanciamento, do Black English e do Pretuguês enquanto linguagens políticas. Celie e Maria-Nova são examinadas a partir da possibilidade de produção de uma nova memória ao povo negro, à mulher negra. Vida e escrita não foram separadas, toda dicotomia é reducionista e, assim, Celie e a Maria- Nova também são uma só enquanto amefricanas.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation has the aim of analyzing the protagonists Celie, of the book The Color Purple (1982), of Alice Walker and Maria-Nova, of the book Alleys of Memory (2006), of Conceição Evaristo seeking to bring together the black identity construction of these two characters and their relevance in the literary field. The method of analyze used is the Amefricanity, term coined by Lélia González (1988). The intuit is to reveal the similarities of these two characters and of their processes of elaboration considering as the base of American continent that passed by the processes of colonization and enslavement. The theory and the literary criticism pass by the historiographic that is present in the writing of this work, which is also one of the thematic connections between the characters. The black Brazilian feminism and the American feminism compose the research, as well as the concepts such Womanism (1983), of Walker and Writing, of Evaristo. There is the exploration, considering the distance, of Black English and Pretuguês as political languages. Celie and Maria -Nova are examined based on the possibilities of production of a new memory to black people, to black woman. Life and writing were not separated, all dichotomy is reductionist and as Celie and Maria-Nova are also one while Amefricans.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaristo, Conceição, 1946-pt_BR
dc.subjectAmefricanityen
dc.subjectWalker, Alice, 1944-pt_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectBlack female authorshipen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAmefricanidadept_BR
dc.subjectLiteratura femininapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectLiteratura negrapt_BR
dc.titleA cor púrpura entre os becos das memórias de Celie e Maria-Novapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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