Mostrar el registro sencillo del ítem
Construções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstrações
dc.contributor.author | Doering, Luisa Rodriguez | pt_BR |
dc.contributor.author | Ripoll, Cydara Cavedon | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Érica Vitória Machado da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T05:07:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-1322 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271779 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, investigamos como alunos de distintas etapas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul produzem e percebem argumentações matemáticas quando inseridos em um ambiente de reflexão em grupo. Os dados foram coletados em uma oficina oferecida a esses discentes, intitulada Critérios de Divisibilidade na Escola: Um Trabalho de Reflexão em Grupo. Para a análise dos dados, adaptamos para grupos, a metodologia de análise (individual) propostapor Andreas Stylianides e Gabriel Stylianides (2009) denominada Reasoning-and-Proving.Foram constatadas, nos grupos, divergências de percepções no que diz respeito a um argumento ser válido ou não, ou seja, se constitui ou não uma prova. A experiência oportunizou aos sujeitos da pesquisa uma sensibilização sobre aspectos matemáticos de uma demonstração e suas potencialidades pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this article, we investigate how students of different levels of thepreservice teachers course in Mathematicsfrom theFederal Universityof Rio Grande do Sul, Brazil,produce and perceive mathematical argumentsina group reflection environment. The data were collected in a workshop offered to these students, entitledDivision Criterias in School: A group reflectionwork. For data analysis, we adapted, for groups, the (individual) analysis methodology proposed by Andreas Stylianides and Gabriel Stylianides (2009) called Reasoning-and-Proving. Differences in perceptions were foundin the groupsregarding whether an argument is valid or not, that is, whether or not it constitutes a proof. The experience provided the research participants with an awarenessof the mathematical aspects of a proof and its pedagogical potentialities. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis. Vol. 17, (2022), p. 1-22 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Proof | en |
dc.subject | Pensamento matemático | pt_BR |
dc.subject | Divisibility criteria | en |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.subject | Grupos | pt_BR |
dc.subject | Mathematical thinking | en |
dc.subject | Group reflection | en |
dc.subject | Reasoning-and-proof | en |
dc.title | Construções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstrações | pt_BR |
dc.title.alternative | Constructions and perceptions of some preservice mathematics teachers about demonstrations | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001186611 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Artículos de Periódicos (42706)Ciencias Exactas y Naturales (6359)