Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBona, Aline Silva dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T05:06:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1517-3941pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271760pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta uma ação realizada pela regional RSda SBEM que consiste na organização e publicação de um folhetim trimestralno qualsão propostos materiais, sugestões de textos e vídeos que envolvem práticas em sala de aula ou relacionam-se a aspectos formativos. Após a publicação de seis folhetins,conjecturou-se a possibilidade de investigar qual o tipo de alcance e implicações dessa ação para os membros da regional. Com isso, por meio de um estudo de caso descritivo com viés qualitativo, foi escolhido um grupo de professores participantes, a quem se propôs responder a um questionário. As respostas foram organizadas e analisadas frente ao referencial teórico das dimensões do desenvolvimento profissional docente. A partir das nossas análises,conclui-se que o folhetim, para os professores participantes do estudo, tem sido um vetor para o exercício da autoformação, com vistas à criação e ao desenvolvimento de atividades para as aulas de Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents an action carried out by SBEM's RSregional office, which consists of organizing and publishing a quarterly periodical leaflet in which materials are presented, as well as suggestions for texts and videos involving practices in the classroom or related to training aspects. After the publication of six leaflets, the possibility of investigating the type of reach and implications ofthis action for the members of the regional was conjectured. With that, through a descriptive case study with qualitative approach, a group of participating teachers, who were asked to respond a questionnaire, was chosen. The responses were organized and analyzed based onthe theoretical framework of the dimensions of teacher professional development. Fromour analyzes, it is concluded that the leaflet, for the teachers participating in the study, has been a vector for the exercise of self-training, with a view to creating and developingactivities for Mathematics classes.en
dc.description.abstractEl artículo presenta una acción llevada a cabo por la regional RS de la SBEM que consiste en organizar y publicar un folletín trimestral en el que se proponen materiales, sugerencias de textos y videos relacionados con prácticas en el aula o aspectos formativos. Luego de la publicación de seis folletines, se consideró la posibilidad de investigar los alcances e implicaciones de esta acción para los integrantes de la regional. Por lo tanto, a través de un estudio de caso descriptivo con enfoque cualitativo, se seleccionó un grupo de docentes participantes, a quienes se les solicitó responder un cuestionario. Las respuestas fueron organizadas y analizadas a partir del marco teórico de las dimensiones del desarrollo profesional docente. A partir de losanálisis, se concluye que el folletín, para los docentes participantes del estudio, ha sido un vector para el ejercicio de la autoformación, con el fin de crear y desarrollar actividades para las clases de Matemáticas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática em revista (São Paulo). Vol. 28, n. 81 (2023), p. 1-15pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher professional developmenten
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLeafleten
dc.subjectMathematics teacher trainingen
dc.subjectProfessor de matemáticapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectClassroom practicesen
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectDesarrollo profesional docentees
dc.subjectFolhetimpt_BR
dc.subjectFolletínes
dc.subjectFormación de profesores de Matemáticases
dc.subjectPrácticas en el aulaes
dc.titleO uso de um folhetim para dialogar sobre Matemáticas : um relato envolvendo desenvolvimento profissional docentept_BR
dc.title.alternativeThe use of a leafletto dialogue about Mathematics : a report involving teacher professional developmenten
dc.title.alternativeEl uso de un folletín para hablar de Matemáticas : un informe sobre el desarrollo profesional docentees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001193831pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples