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dc.contributor.authorRocha, Luciana Sandrinipt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T05:06:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1984-1655pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271742pt_BR
dc.description.abstractA formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações.pt_BR
dc.description.abstractTraining in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and allied to this, BIM (Building Information Modeling) system development and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in qualification of professionals who work directly in the space, such as architects, civil engineers and building technicians.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofSchème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 15, n. 2 (2023), p. 92-131pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpatial reasoningen
dc.subjectRaciocínio espacialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetianapt_BR
dc.subjectRepresentative spaceen
dc.subjectAbstração reflexionantept_BR
dc.subjectReflective abstractionsen
dc.subjectBuilding Information Modeling (BIM)en
dc.titleRelações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetianapt_BR
dc.title.alternativeRelationships between cognitive development and architectural representative space from the piagetian perspective en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001194715pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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