Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana
dc.contributor.author | Rocha, Luciana Sandrini | pt_BR |
dc.contributor.author | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T05:06:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-1655 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271742 | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação em Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) requer que os profissionais consigam planejar, representar e interpretar informações representadas de forma gráfica e/ou textual em projetos de arquitetura e, portanto, de sua habilidade de raciocinar espacialmente. No entanto, os estudantes têm apresentado dificuldades com este tipo de raciocínio e, aliado a isso, o desenvolvimento do sistema BIM (Building Information Modeling) e sua necessidade de inserção curricular rompe com práticas docentes tradicionais e exige novas formas de ensinar. A ampla pesquisa que Piaget desenvolveu, em especial junto da psicóloga e pedagoga suíça Bärbel Inhelder, traz importantes contribuições para a compreensão do processo de representação do espaço na criança e no adolescente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender, sob a ótica piagetiana, as relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo em ambientes BIM. Para tal, propõe-se um diálogo entre obras de diferentes fases do autor. Os resultados fornecem subsídios teóricos que podem auxiliar pesquisadores e docentes no apoio a processos de ensino e aprendizagem, sobretudo os que trabalham na formação de profissionais que atuam diretamente sobre o espaço, tais como arquitetos, engenheiros civis e técnicos em edificações. | pt_BR |
dc.description.abstract | Training in Architecture, Engineering and Construction (AEC) requires professionals to be able to plan, represent and interpret information represented graphically and textually in architectural projects and, therefore, their ability to reason spatially. However, students have had difficulties with this type of reasoning and allied to this, BIM (Building Information Modeling) system development and its need for curricular insertion breaks with traditional teaching practices and demands new ways of teaching. The extensive research that Piaget developed, especially with the Swiss psychologist and pedagogue Bärbel Inhelder, helps to understanding space representation process in children and adolescents. Thus, this study aims to understand, from a Piagetian perspective, the relationship between cognitive development and representative space in BIM environments. To this end, a conversation is suggested between different stages encompassed within the author's body of work. The results provide theoretical support that can support teaching and learning processes, helping researchers and teachers, especially those who work in qualification of professionals who work directly in the space, such as architects, civil engineers and building technicians. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas. Marília, SP. Vol. 15, n. 2 (2023), p. 92-131 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Spatial reasoning | en |
dc.subject | Raciocínio espacial | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo : Abordagem piagetiana | pt_BR |
dc.subject | Representative space | en |
dc.subject | Abstração reflexionante | pt_BR |
dc.subject | Reflective abstractions | en |
dc.subject | Building Information Modeling (BIM) | en |
dc.title | Relações entre o desenvolvimento cognitivo e o espaço representativo arquitetônico sob a ótica piagetiana | pt_BR |
dc.title.alternative | Relationships between cognitive development and architectural representative space from the piagetian perspective | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001194715 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)