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dc.contributor.advisorRodrigues, Aline de Limapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Adriana Cacildopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:02:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271640pt_BR
dc.description.abstractÉ de conhecimento geral a importância que a Cartografia tem para o ensino da Geografia, a utilização dessa ferramenta, tanto no dia a dia quanto no ensino é fundamental, pois, através dela é possível fazer o entendimento da reprodução gráfica e da representação do espaço. Nesse sentido, o professor, a Geografia e à Cartografia, são elementos fundamentais nesse processo de aprendizagem, e o professor não é somente um mediador entre o aluno e o mapa, para obter um melhor resultado em sala de aula, o professor precisa ser conhecedor da linguagem cartográfica. De acordo com as experiências de sala de aula, o objetivo principal desse trabalho busca compreender a relação entre a Geografia e a Cartografia nas práticas docentes em escolas públicas de Santana da Boa Vista/RS, evidenciando a importância da construção dos conhecimentos cartográficos nas aulas de Geografia para o conhecimento espacial dos discentes. Para melhor compreender como os professores abordam a Cartografia em suas aulas, foi feita uma pesquisa qualitativa com os professores da rede pública de ensino do município. Com as análises feitas sobre a importância da Cartografia nas praticas docentes, foi possível elaborar uma proposta didática de ensino de Cartografia como sugestão para o ensinoaprendizagem da linguagem cartográfica.pt_BR
dc.description.abstractThe importance that Cartography has for the teaching of Geography is widely known, the use of this tool, both in everyday life and in teaching, is fundamental, because, through it, it is possible to understand the graphic reproduction and the representation of space. In this sense, the teacher, Geography and Cartography, are fundamental elements in this learning process, and the teacher is not only a mediator between the student and the map, to obtain a better result in the classroom, the teacher needs to be knowledgeable cartographic language. According to classroom experiences, the main objective of this work seeks to understand the relationship between Geography and Cartography in teaching practices in public schools in Santana da Boa Vista/RS, highlighting the importance of building cartographic knowledge in Geography for students' spatial knowledge. To better understand how teachers approach cartography in their classes, a qualitative research was carried out with teachers from public schools in the municipality, with analyzes made on the importance of cartography in teaching practices, it was possible to elaborate a didactic proposal of Cartography teaching as a suggestion for teaching and learning cartographic language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectCartographyen
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectDidactic proposalen
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectSantana da Boa Vista (RS)pt_BR
dc.titleAproximações da Cartografia na Educação básica pública em Santana da Boa Vista-RS : desafios e possibilidades a partir de práticas docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177192pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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