Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBulhões, Maria Ameliapt_BR
dc.contributor.authorIsaias, Kailã de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:31:56Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271575pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga as conexões entre o sistema de arte, tecnologia digital e questões raciais, usando a exposição "Os dias antes da quebra" como objeto de pesquisa. Realizada exclusivamente online durante a pandemia de COVID-19, em 2020, a exposição destacou artistas negros e fazia parte do projeto Pivô Satélite, ligado à instituição Pivô em São Paulo. A dissertação explora a evolução do sistema de arte, apresentando a instituição Pivô e analisando seu papel na perspectiva decolonial. Utilizando o conceito de "cosmotécnica" de Yuk Hui, questiona a visão eurocêntrica da tecnologia e examina como as obras dos artistas incorporam cosmovisões ancestrais diaspóricas. Aborda aspectos da arte online e os conecta às discussões sobre arte afro-brasileira e seu significado político.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigates the connections between the art system, digital technology, and racial issues, using the exhibition "The Days Before the Break" as a research object. Exclusively conducted online during the COVID-19 pandemic in 2020, the exhibition showcased black artists and was part of the Pivô Satellite project, affiliated with the Pivô institution in São Paulo. The dissertation explores the evolution of the art system, introduces the Pivô institution, and analyzes its role from a decolonial perspective. By utilizing Yuk Hui's concept of "cosmotechnics," it questions the Eurocentric view of technology and examines how the artists' works incorporate ancestral diasporic cosmovision. It addresses aspects of online art and connects them to discussions about Afro-Brazilian art and its political significance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlacknessen
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectCosmotechinicen
dc.subjectArte afro-brasileirapt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectAfro-brazilian arten
dc.subjectSistema da artept_BR
dc.subjectDigital arten
dc.subjectArt systemen
dc.titleEncontrei-as, enfim me encontrei* : a exposição “Os dias antes da quebra”, sistema da arte, cosmodiversidade e ancestralidade no digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001195256pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples