Trabalho docente na educação básica diante da pandemia : problematizando desigualdades econômicas, de gênero e regionais no Brasil
View/ Open
Date
2023Co-advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação analisa a percepção de docentes de escolas públicas da Educação Básica. Em diferentes contextos sobre as condições de trabalho durante a Pandemia, cuja finalidade foi observar e apresentar sob o olhar dos docentes as dificuldades vivenciadas, comparando relatos, apresentando as diferenças e possíveis respostas à problemática. A ferramenta utilizada para a realização desta pesquisa foi o Google formulário, além de questionários presenciais. O levantamento oportunizou debates e a ...
Esta dissertação analisa a percepção de docentes de escolas públicas da Educação Básica. Em diferentes contextos sobre as condições de trabalho durante a Pandemia, cuja finalidade foi observar e apresentar sob o olhar dos docentes as dificuldades vivenciadas, comparando relatos, apresentando as diferenças e possíveis respostas à problemática. A ferramenta utilizada para a realização desta pesquisa foi o Google formulário, além de questionários presenciais. O levantamento oportunizou debates e a produção de informações que utilizaram como modalidades de suporte a Linguagem Python, assim como Nuvem de palavras e Análise de conteúdo. Assim sendo, o estudo evidenciou que, por meio do levantamento de dados, existem desigualdades na Educação entre estados, tal como econômicas, de gênero, segmentos e recursos tecnológicos. O que evidenciou a importância de compreender a pesquisa como contribuição para a melhoria de futuras ações para a classe convivente, o que poderá refletir consequentemente em uma formação de um profissional mais humanizado. ...
Abstract
This dissertation analyzes the perception of teachers at public Basic Education schools. In different contexts about working conditions during the Pandemic, the purpose of which was to observe and present from the teachers' perspective the difficulties experienced, comparing reports, presenting the differences and possible responses to the problem. The tool used to carry out this research was the Google form, in addition to face-to-face questionnaires. The survey provided opportunities for deba ...
This dissertation analyzes the perception of teachers at public Basic Education schools. In different contexts about working conditions during the Pandemic, the purpose of which was to observe and present from the teachers' perspective the difficulties experienced, comparing reports, presenting the differences and possible responses to the problem. The tool used to carry out this research was the Google form, in addition to face-to-face questionnaires. The survey provided opportunities for debates and the production of information that used Python language as support modalities, as well as word clouds and content analysis. Therefore, the study showed that, through data collection, there are Inequalities in Education between states, such as economic, gender, segments and technological resources. This highlighted the importance of understanding research as a contribution to improving future actions for the coexisting class, which could consequently reflect on the training of a more humanized professional. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Collections
-
Multidisciplinary (2563)
This item is licensed under a Creative Commons License