Show simple item record

dc.contributor.advisorPino, José Cláudio Delpt_BR
dc.contributor.authorBraunstein, Guilherme Kundept_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:31:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271539pt_BR
dc.description.abstractA presente tese toma como objetivo identificar entre estudantes de cinco cursos de graduação de uma universidade pública alguns elementos que possam influenciar o desenvolvimento de uma fluência científica em suas áreas, sendo essa compreendida como capacidade de entender e/ou realizar pesquisas científicas características de cada um dos cursos. Ao fazê-lo se parte dos pressupostos de que a ciência é uma construção humana e de que a depender do contexto em que o sujeito encontra-se inserido a compreensão sobre o que é fazer ciência é variável. Ao longo do processo de investigação dos fatores que potencialmente influenciariam a fluência científica se optou por buscar referências em diferentes epistemólogos como Popper, Kuhn, Bachelard, Lakatos e Laudan, a depender dos problemas a serem enfrentados. Quanto às questões investigadas ao longo da tese, a mesma inicia trazendo alguns potenciais benefícios de se trabalhar a epistemologia ao se propor uma formação integral e crítica. Na sequência se trazem os resultados de entrevistas realizadas com 63 estudantes de cinco cursos as quais visaram investigar o que os estudantes de cada curso compreendiam enquanto pesquisas científicas em suas áreas, a receptividade por abordagens de pesquisa quantitativas e qualitativas nos cursos, o papel desempenhado por elementos conceituais e empíricos nos mesmos, a delimitação das fronteiras entre ciência e outros campos para cada graduação, a articulação proposta nos Projetos Pedagógicos de Curso entre pesquisa, ensino e extensão e, por fim, a percepção dos estudantes sobre a influência que política e economia teriam sobre as pesquisas científicas de cada áreas. Ao final do trabalho se observa enquanto resultados que apesar das diferenças das áreas ao se caracterizarem os seus campos de pesquisa algumas visões parecem ser comuns a muitos grupos, tais como a valorização maior de dados quantitativos, a crença de que o diferencial da própria área em relação a outras é a sua maior amplitude, a disposição de se considerar aceitável uma variedade de metodologias (mesmo que não se sabendo como viabilizar sua aplicação) e a crença de que política e economia influenciem profundamente a realização de pesquisas, mesmo que em alguns momentos se negue que as pesquisas aceitam ser guiadas por interesses individuais. Se observa também que, se por um lado as vivências práticas em pesquisa inerentes aos estágios e aos Trabalhos de Conclusão de Curso parecem influenciar profundamente a visão que os estudantes têm sobre os fazeres científicos, por outro lado as articulações feitas pelos Projetos Pedagógicos de Curso entre os campos do ensino, pesquisa e extensão parecem ser superficiais, carecendo de uma propositividade dessas articulações ao longo das disciplinas, ponto que ao ser sanado poderia contribuir para a oferta de melhores condições de desenvolvimento de uma fluência científica em cada campo.pt_BR
dc.description.abstractThe present thesis aims to identify among students from five undergraduate courses at a public university some elements that may influence the development of scientific fluency in their areas, which is understood as the ability to understand and/or carry out scientific research that is characteristic of each person. of the courses. In doing so, it is based on the assumptions that science is a human construction and that, depending on the context in which the subject is inserted, the understanding of what it means to do science is variable. Throughout the process of investigating the factors that would potentially influence scientific fluency, it was decided to seek references from different epistemologists such as Popper, Kuhn, Bachelard, Lakatos and Laudan, depending on the problems to be faced. As for the issues investigated throughout the thesis, it begins by bringing some potential benefits of working on epistemology by proposing an integral and critical training. The results of interviews carried out with 63 students from five courses are discussed below, which aimed to investigate what the students of each course understood as scientific research in their areas, the receptivity to quantitative and qualitative research approaches in the courses, the role played by conceptual and empirical elements in them, the delimitation of the boundaries between science and other fields for each degree, the articulation proposed in the Pedagogical Course Projects between research, teaching and extension and, finally, the students' perception of the influence that politics and economics would have about scientific research in each area. At the end of the work, the results show that despite the differences between the areas when characterizing their research fields, some views seem to be common to many groups, such as the greater appreciation of quantitative data, the belief that the differential of the area itself in relation to others is its greater breadth, the propensity to consider a variety of methodologies acceptable (even if one does not know how to make their application viable) and the belief that politics and economics profoundly influence the carrying out of research, even if at times deny that research accepts being guided by personal interests. It is also observed that, if on the one hand the practical experiences in research inherent to internships and Degree Conclusion Work seem to profoundly influence the conception that students have about scientific work, on the other hand the articulations made by the Course Pedagogical Projects between whe fields of teaching, research and extension seem to be superficial, lacking the purposefulness of these articulations throughout the disciplines, a point that, when resolved, could contribute to offering better conditions for the development of scientific fluency in each field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectCurso de graduaçãopt_BR
dc.subjectUniversity educationen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectScientific learningen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleAs construções de visões sobre a ciência em cinco cursos de graduação da região II da Universidade Estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001194756pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record