Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorBecker, Claudiapt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Sandro Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.authorZim, Bibianapt_BR
dc.contributor.authorLazzari, Rafaela Radünzpt_BR
dc.contributor.authorRibas, Yasmin Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorSchultz, Erica Sofia Luisa Foerthmannpt_BR
dc.contributor.authorAche, Gabriella Bugspt_BR
dc.contributor.authorMachemer, Henriquept_BR
dc.contributor.authorMachado, Julianopt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Marcelo Gamapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:30:47Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271507pt_BR
dc.description.abstractUma proposta educacional com uma língua de sinais e uma língua oral oferece uma rede segura para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional, direcionada especialmente às crianças com alto grau de deficiência auditiva e surdez. A educação linguística inclusiva deve considerar essa abordagem, apoiando o uso de ambas as línguas, e utilizando-as na educação linguística. Uma educação linguística bilíngue bimodal é vantajosa não somente para crianças com deficiência auditiva, como também para crianças ouvintes, que aprendem como uma segunda língua a língua de sinais. Isso é, ao mesmo tempo, uma condição importante para a aprendizagem da cooperação e integração social em salas de aula inclusivas com alunos e alunas ouvintes e com deficiência auditiva. A Pedagogia da língua de sinais e auditiva (Gebärdensprach- und Audiopädagogik) impulsiona a formação de aulas inclusivas considerando os fatores de risco no desenvolvimento linguístico. Os primeiros passos dessa abordagem já foram testados.pt_BR
dc.description.abstractEin Bildungsangebot mit Gebärdensprache und Lautsprache spannt insbesondere für hochgradig hörgeschädigte und gehörlose Kinder ein Sicherheitsnetz für die sprachliche und die damit verbundene kognitive und sozial-emotionale Entwicklung. Inklusive Sprachbildung muss dies berücksichtigen, in dem beide Sprachen im Unterricht unterstützt und als Bildungssprachen verwendet werden. Von einer bimodal-bilingualen Sprachbildung profitieren nicht nur hörgeschädigte, sondern auch hörende Kinder, die mit der Gebärdensprache eine weitere Sprache lernen. Das ist gleichzeitigt auch eine wichtige Voraussetzung für kooperatives Lernen und soziale Integration in inklusiven Klassen mit hörenden und hörgeschädigten Schüler*innen. Die Gebärdensprach- und Audiopädagogik liefert Impulse für die Gestaltung des inklusiven Unterrichts unter Berücksichtigung von Risikofaktoren bei der Sprachentwicklung und hat bereits erste Konzepte erprobt.de
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20 (2023), p. 1-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleA educação linguística inclusiva : contribuições da pedagogia da língua de sinais e auditivapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001195675pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem