Mostrar el registro sencillo del ítem
Série bebês & tecnologias: 2a temporada
dc.contributor.author | Rosa, Laura Canani da | |
dc.contributor.author | Pieta, Maria Adélia Minghelli | |
dc.contributor.author | Pedrotti, Bruna Gabriella | |
dc.contributor.author | Marques, Fernanda Martins | |
dc.contributor.author | Almeida, Maíra Lopes | |
dc.contributor.author | Azevedo, Elisa Cardoso | |
dc.contributor.author | Mallmann, Manoela Yustas | |
dc.contributor.author | Riter, Helena da Silveira | |
dc.contributor.author | Vescovi, Gabriela | |
dc.contributor.author | Frizzo, Giana Bitencourt | |
dc.contributor.other | Santos, Aline Talita dos | |
dc.date.accessioned | 2024-02-05T20:13:14Z | |
dc.date.available | 2024-02-05T20:13:14Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271460 | |
dc.description.abstract | A série Bebês e Tecnologias, apresentada pelo Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças - NUFABE - do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é composta por duas temporadas. A segunda temporada possui 6 episódios e foi produzida entre os anos de 2019 e 2021. Os episódios abordam assuntos relacionados ao uso de telas (como smartphone, tablet e televisão) pelas famílias, principalmente por crianças menores de 5 anos, trazendo dicas e recomendações para um uso saudável dessas tecnologias, além de outros temas discutidos e pesquisados no grupo. No sétimo episódio, são apresentadas alternativas, além das telas, que podem ser utilizadas nos momentos em que é necessário acalmar e distrair as crianças. São dadas dicas para utilizar nos momentos da rotina, quando estiverem fora de casa, quando os pais estiverem ocupados e outros momentos em que as telas são comumente utilizadas. No oitavo episódio da série, são compartilhados alguns dos resultados da pesquisa feita pelo NUFABE com mães de crianças de até 3 anos sobre o uso de telas. A pesquisa teve como objetivo investigar qual a opinião das mães investigando as vantagens e desvantagens identificadas por elas. No nono episódio da série, é explorado qual o impacto do uso de telas na aprendizagem. O objetivo do episódio é apresentar qual a forma que as crianças podem aprender através de vídeos e quando as telas podem prejudicar o aprendizado. O objetivo do décimo episódio da série é que as famílias possam refletir sobre como utilizam as telas. São apresentadas as principais questões que devem ser consideradas para saber se há um uso saudável das tecnologias, como a existência de monitoramento por parte dos pais, qual o impacto do uso das telas no convívio familiar e na rotina, entre outras. O tema do décimo primeiro episódio da série é a influência das relações familiares no uso de telas. No vídeo é discutido sobre a influência da rede de apoio e da relação entre os pais na qualidade do uso das telas pelas crianças. O último episódio é uma edição especial, feita no início da pandemia da Covid-19 e teve como objetivo apresentar as peculiaridades do uso de telas no contexto da pandemia. O vídeo apresenta o resultado de uma pesquisa com mães e pais brasileiros sobre o uso de mídias digitais pelas crianças e os pais na quarentena. | pt |
dc.format.mimetype | video/mp4 | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Bolsas BIPOP - Bolsa de Iniciação à Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ/UFRGS) | pt_BR |
dc.rights | Open Access (by-nc-sa) | pt_BR |
dc.subject | Telas | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de Pediatria | pt_BR |
dc.subject | Orientação a pais | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Série bebês & tecnologias: 2a temporada | pt_BR |
dc.title.alternative | Série bebês e tecnologias: segunda temporada | pt |
dc.title.alternative | Episódio 7. O que fazer sem as telas | pt |
dc.title.alternative | Episódio 8. O que as mães pensam sobre o uso de telas? | pt |
dc.title.alternative | Episódio 9. Aprendizagem | pt |
dc.title.alternative | Episódio 10. Como pensar o uso de telas na sua família | pt |
dc.title.alternative | Episódio 11. Rede de apoio | pt |
dc.title.alternative | Episódio 12. Edição especial: pandemia Covid 19 | pt |
dc.type | Recurso educacional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.format.duration | 02:44; 03:03; 03:01; 03:02; 02:05; 03:04 | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Infantil | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Fundamental Inicial | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Fundamental Final | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Médio | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Profissional | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Superior - Graduação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Educação Continuada ou Extensão | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Treinamento ou Capacitação | pt_BR |
dc.description.installationRemarks | Vídeo: Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg e mp4). PDF: Estes arquivos não podem ser editados, pois é um formato fechado. Este formato permite que sejam feitas edições — como marcação de texto e comentários, além de preenchimento de formulários — caso o autor permita. Este arquivo pode ser visualizado em leitores de PDF como o Adobe Acrobat Reader ou em navegadores da web. | pt_BR |
dc.description.learningType | Animação | pt_BR |
dc.description.learningType | Vídeo | pt_BR |
dc.description.usage | Esses vídeos podem ser assistidos individualmente, podendo ser usados por profissionais da saúde e educação, famílias, cuidadores de crianças e público em geral, a fim de obter informações sobre como melhor utilizar as telas com as crianças. | pt_BR |
dc.description.version | 1. ed. | pt_BR |
dc.type.interactivityLevel | Baixo | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Recursos Educacionales (406)Ciencias Humanas (65)