Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem
View/ Open
Date
2013Author
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A fim de compartilhar o que é produzido por diferentes equipes e permitir a reutilização de materiais pedagógicos que promovam a aprendizagem, a utilização de repositórios de objetos de aprendizagem torna-se essencial. Por outro lado, cada vez mais docentes fazem uso de ambientes virtuais de aprendizagem para disponibilização de cursos aos alunos. Neste contexto em que se apresentam duas ferramentas distintas, a duplicidade de interfaces pode ser um fator de desmotivação para que professores pu ...
A fim de compartilhar o que é produzido por diferentes equipes e permitir a reutilização de materiais pedagógicos que promovam a aprendizagem, a utilização de repositórios de objetos de aprendizagem torna-se essencial. Por outro lado, cada vez mais docentes fazem uso de ambientes virtuais de aprendizagem para disponibilização de cursos aos alunos. Neste contexto em que se apresentam duas ferramentas distintas, a duplicidade de interfaces pode ser um fator de desmotivação para que professores publiquem objetos de aprendizagem em repositórios abertos que comumente disponibilizam em ambientes virtuais de aprendizagem. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma solução que integra repositórios de objetos de aprendizagem implementados sobre o software DSpace e o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE através do padrão SWORD. O plugin desenvolvido permite que a unificação das interfaces e a diminuição do número de passos necessários para a publicação de objetos de aprendizagem nos dois ambientes. ...
Abstract
To share what is produced by different teams and allow reuse of learning materials that promote learning, the use of repositories of learning objects is essential. Moreover, teachers are increasingly using virtual environments learning courses available for students. In this context we present two different tools, the dual interfaces can be a demotivating factor for teachers to publish learning objects in open repositories of learning objects that provide commonly in virtual learning environmen ...
To share what is produced by different teams and allow reuse of learning materials that promote learning, the use of repositories of learning objects is essential. Moreover, teachers are increasingly using virtual environments learning courses available for students. In this context we present two different tools, the dual interfaces can be a demotivating factor for teachers to publish learning objects in open repositories of learning objects that provide commonly in virtual learning environments. This article aims to present a solution that integrates learning object repositories implemented on the DSpace software and the Moodle virtual learning environment through the standard SWORD. The plugin developed enables the unification of interfaces and reducing the number of steps required for the publication of learning objects in both environments. ...
In
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n.3 (dez. 2013), p. [1]-10
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40175)Humanities (6906)
This item is licensed under a Creative Commons License